O plano mirabolante da China para destruir asteroide ameaçador

A China também possui uma agência espacial, que está empenhada no envio de uma espaçonave em órbita com o objetivo de destruir um asteroide ameaçador. Segundo o vice-diretor da Administração Nacional do Espaço da China, Wu Yanhua, a previsão é para que a missão seja executada em até quatro anos.

publicidade
O plano mirabolante da China para destruir asteroide ameaçador
O plano mirabolante da China para destruir asteroide ameaçador. (Imagem: Pixabay)

A informação foi compartilhada pelo Global Times, um meio de comunicação estatal local. Contudo, infelizmente, não foi determinado qual é este asteroide ameaçador que será o foco da espaçonave chinesa. A missão foi anunciada recentemente pela agência como parte dos esforços de defesa planetária maior, em busca de catalogar e monitorar asteroides próximos à Terra, especialmente aqueles que podem representar uma ameaça à Terra. 

Os esforços da agência espacial da China abrangem um novo sistema de alerta. No geral, o plano é identificar um asteroide que seja capaz de se tornar uma ameaça ao planeta Terra. Logo, uma espaçonave será enviada para colidir com ele e destruí-lo ou mudar sua rota em órbita. 

publicidade

Entretanto, ainda é muito cedo para detalhar como a missão será executada na realidade, pois ainda está em fase de elaboração das estratégias. O projeto ainda precisa ser revisado e aprovado formalmente. Vale mencionar que a ideia já tem sido estudada há um certo tempo, tendo sido mencionada em uma publicação por autoridades chinesas em um white paper no mês de janeiro. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A informação menciona estudos sobre o sistema de defesa planetária, que seria capaz de configurar um software para simular impactos de asteroides, além de executar ensaios sobre qual seria a atitude adequada em um impacto potencial. A NASA já possui uma missão semelhante, cuja nave decolou em novembro. Mas, em contrapartida, a agência espacial norte-americana não tem foco em nenhuma rocha espacial com potencial de ameaça. 

NASA também investe em missão de defesa de asteroide

A missão da NASA foi denominada de Teste de Redirecionamento de Asteroides Duplos, e mira em uma pequena lua de asteroide intitulado Didymos. O propósito é tentar derrubar a rocha espacial, Dimorphos, que está fora de curso desde 26 de setembro de 2022. Acredita-se que os dados deste impacto possam auxiliar a informar futuros esforços de defesa planetária, se necessários no futuro.

publicidade

Muitos podem não saber, mas pequenas rochas espaciais atingem a Terra diariamente, é basicamente uma chuva de meteoritos e poeira. São as rochas maiores que preocupam as agências espaciais. 

Em esforços para catalogar objetos que rondam a Terra já encontraram e rastrearam a maior parte dos asteroides grandes, com cerca de um quilômetro. Porém, asteroides menores também podem ter efeitos catastróficos, razão pela qual os esforços para identificar e rastrear esses pedaços de rocha ainda estão em andamento.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar