O que é o WhatsApp GB,e por que seu celular pode estragar se você baixar

Kawane Licheski

28 de junho de 2024

Já ouviu falar no WhatsApp GB? Aplicativo pirata atrai usuários oferecendo recursos que o original não possui, como maior qualidade de vídeos. Analistas alertam para os riscos à segurança associados ao uso desses aplicativos; veja detalhes!

publicidade
WhatsApp GB
Fonte: Reprodução / Reuters

 

O que é o WhatsApp GB?

O WhatsApp GB tem atraído usuários por oferecer uma série de recursos que a versão original não possui. Contudo, essa versão pirata só funciona em dispositivos que já possuem o aplicativo original instalado. Mas, afinal, o que é o WhatsApp GB?

publicidade

A princípio, a versão pirata do WhatsApp é uma atualização modificada do aplicativo original da Meta, oferecendo recursos como agendamento de mensagens e a capacidade de conectar mais de um número de telefone ao mesmo perfil.

Além disso, permite esconder o status online, compartilhar vídeos e imagens com maior qualidade, e enviar mensagens para até 600 contatos simultaneamente, o que entra em conflito com as leis brasileiras criadas para evitar a disseminação de fake news.

Quais os riscos de baixar o WhatsApp GB?

Inicialmente, a empresa de Zuckerberg alerta que o WhatsApp GB traz riscos à segurança e que não existe outra versão oficial além do WhatsApp Messenger ou WhatsApp Business.

WhatsApp GB
Fonte: Shutterstock

 

Nesse contexto, a empresa afirma que o aplicativo foi desenvolvido por terceiros e viola os Termos de Serviço da companhia.

Analistas alertam para riscos à segurança

A companhia ainda publicou uma nota:

O WhatsApp não é compatível com esses aplicativos porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles,” disse.

Assim, a empresa esclareceu que o banimento de usuários do aplicativo oficial não foi uma ordem direta da holding, a Meta, mas sim o resultado do trabalho contínuo do sistema de integridade da própria plataforma.

Especialistas também alertam para os riscos de baixar aplicativos piratas. De acordo com Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky, os aplicativos desenvolvidos por empresas são regulados e devem atender às normas de segurança e privacidade do usuário.

WhatsApp GB
Fonte: Reprodução

 

Esses aplicativos são disponibilizados em lojas oficiais, como a Play Store e a Apple Store. Por outro lado, os aplicativos “alternativos” são criados por usuários.

Uma vez que o download é realizado, há uma alta probabilidade de o dispositivo ser infectado por códigos maliciosos e vírus. Além disso, outra ameaça significativa é a captação e exposição de dados pessoais dos usuários.

Para instalar esse tipo de app, é necessário desinstalar recursos de segurança que protegem o smartphone, como desbloquear os aparelhos e habilitar downloads fora das lojas oficiais, o que deixa o aplicativo sensível a falhas de segurança“, afirma Assolini.

Meta trabalha para tirar WhatsApp GB do ar

Similarmente, as empresas fazem esforços para remover o WhatsApp GB do ar. O Instagram e o Facebook, inclusive, também já desativaram contas que utilizaram esses aplicativos piratas.

WhatsApp GB
Fonte: Shutterstock

 

Assim, Christian Perrone, Head de Direito e Tecnologia e GovTech do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), explica que as lojas de aplicativos não são meros intermediários na instalação dos apps, mas são essenciais para garantir um “padrão mínimo de qualidade” para o usuário.

Vemos uma série de aplicativos sendo retirados dessas lojas justamente porque eles não atendem padrões mínimos que as lojas determinam. Elas possuem uma auditoria prévia que garante também uma continuidade do monitoramento das plataformas, permitindo que o usuário denuncie erros. É a diferença entre pegar carona na rua e chamar um carro de aplicativo. Nos dois casos um estranho irá dirigir, mas nos apps, você tem o respaldo de uma empresa“, compara Perrone.

E aí, você já se deparou com algum app pirata do WhatsApp? Comente aqui para nós! Por fim, não deixe de conferir outros conteúdos aqui no portal!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas e estudante de Jornalismo. Apaixonada por tecnologia, moda, beleza e cultura pop, há 2 anos fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.