One UI 6.1: O que tem de melhor e pior no novo sistema da Samsung

Kawane Licheski

28 de junho de 2024

A One UI 6.1, novo sistema da Samsung, tem dado o que falar entre os usuários. E claro, a Bit Magazine preparou um review completo para você entender os prós e os contras do operacional. Entenda!

publicidade
One UI 6.1
Fonte: Shutterstock

 

O que sabemos sobre a One UI 6.1 da Samsung?

A Samsung lançou a atualização da One UI 6.1 para os celulares da linha Galaxy A53 5G no Brasil. A princípio, o update começou a ser disponibilizado no final de maio em regiões como a Índia e a Europa, e agora já pode ser instalado pelos usuários.

publicidade

Entre os novos recursos estão o aplicativo Find, que ajuda a localizar dispositivos conectados a uma mesma conta Samsung, além de melhorias na galeria de imagens e vídeos.

A seguir, te contamos o que mudou, quais os pontos positivos e negativos do sistema.

O que mudou?

Desde a One UI 6.0, o design geral da interface ficou ainda mais bonito, e com a One UI 6.1 a Samsung mantém essa estética. O sistema operacional agora apresenta fontes mais elegantes e permite diversas personalizações visuais nos celulares.

One UI 6.1
Fonte: Shutterstock

 

Nesse contexto, O menu de configurações foi reorganizado e recebeu um novo visual. Agora, logo no início, há um destaque maior para as configurações da conta Samsung, com a foto do usuário bem visível no canto superior direito.

Além disso, o Centro de Controle, que reúne as configurações rápidas, também foi redesenhado, ficando muito mais elegante e funcional.

Sem presença do Galaxy AI

Em primeiro lugar, a One UI 6.1 chega com a versão A536EXXU9EXDD. Assim como o Galaxy A52 e o Galaxy A54, o A53 também não recebeu as funções de inteligência artificial dos celulares mais avançados da marca.

Mesmo assim, a atualização traz novidades interessantes, como novas ferramentas para edição de imagens, pesquisa aprimorada na galeria e maior controle na reprodução de vídeos.

Para realizar a atualização, acesse a tela de configurações do aparelho e selecione a opção “Atualização de software“. O processo de instalação leva alguns minutos, então certifique-se de que o telefone tenha bateria suficiente para completá-lo.

One UI 6.1 consome mais bateria do celular

Como mencionado, o update finalmente chegou ao Galaxy A53, mas nem tudo são flores.

One UI 6.1
Fonte: Shutterstock

 

Pouco tempo após a liberação da nova interface, alguns usuários recorreram à página da comunidade Samsung para relatar um aumento significativo no consumo de bateria depois de atualizarem seus celulares.

De acordo com testes feitos e publicados por usuários, a perda foi significativa: “Perdi 1 hora de tela ligada +-“, apontou.

Já outra publicação destacou que essa prática vem aumentando com cada atualização: “Desde os primeiros dias de uso do meu celular quando ele tinha One UI 5.1, a autonomia diminuiu 2-3 horas“.

Novos widgets

Com a chegada da One UI 6.1, os recursos de personalização foram ampliados ainda mais.

Agora, há mais widgets disponíveis para uso na tela inicial, com destaque especial para os widgets do aplicativo de câmera e clima, que são particularmente interessantes. Nesse contexto, a tela de bloqueio também ganhou maior capacidade de personalização.

Exclusivamente na One UI 6.1, agora é possível adicionar widgets ao display bloqueado, permitindo uma visão rápida de eventos, alarmes, clima e mais, sem a necessidade de desbloquear o telefone.

Recursos e usabilidade da One UI 6.1

O novo sistema operacional da Samsung é, no geral, bastante intuitivo e fluido, tornando seu uso muito fácil.

One UI 6.1
Fonte: Divulgação / Samsung

 

Ele também mantém recursos úteis das versões anteriores, como o compartilhamento de mídia e a opção de escolher a saída de áudio entre o alto-falante do telefone ou dispositivos externos conectados.

Vale a pena atualizar o celular para a One UI 6.1?

Primeiramente, a One UI 6.1 é uma interface rica em recursos e personalizações, logo, vale a pena instalá-la assim que estiver disponível para o seu celular.

Dentre as novidades, destacam-se os widgets na tela de bloqueio, os papéis de parede com efeito de profundidade e o maior controle para a proteção da bateria.

No entanto, há muitas outras melhorias na interface que tornam o uso dos celulares Samsung ainda mais agradável.

Agora, que tal aproveitar para compartilhar esse artigo repleto de dicas com seus amigos? Por fim, não deixe de conferir outros conteúdos aqui no portal!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas e estudante de Jornalismo. Apaixonada por tecnologia, moda, beleza e cultura pop, há 2 anos fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.