Outline fora do ar: site para driblar paywall “some” misteriosamente

Se você é do tipo que gosta de andar atualizado sobre as coisas lendo notícias na internet, já deve ter se deparado com um paywall. Nesses momentos você só tem duas saídas: fazer a assinatura do serviço ou utilizar um burlador de paywalls como o Outline. Se você utilizava a última opção temos péssimas notícias para você, o Outline está fora do ar e ninguém sabe o motivo.

publicidade
Outline fora do ar
Outline fora do ar (Imagem: Reprodução / Chrome Web Store)

O que é paywall?

Hoje em dia, com tantas redes sociais, a informação flui na velocidade da luz – tão rápido que às vezes nem dá para verificar a veracidade das mesmas. Com isso, tornou-se extremamente importante ter um acesso completo à informação – tarefa que as vezes pode ser bem difícil e “custosa”, já que alguns portais grandes de notícias cobram pelas matérias.

O termo paywall vem do inglês e significa “muro de pagamento”. No geral, é uma barreira que protege o conteúdo da página de ser visualizado por pessoas que não cumprem um determinado requisito (como pagar uma assinatura).

publicidade

Basicamente, é um serviço por assinaturas comumente presente em páginas de notícia por ser uma boa maneira de aumentar a receita.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A implementação de um paywall depende muito de cada site: alguns bloqueiam todo o conteúdo, enquanto outras permitem que o usuário leia parte da notícia.

Dentre os sites mais conhecidos que trabalham com paywall, podemos citar:

publicidade
  • O Globo;
  • Medium;
  • The New York Times;
  • Folha de São Paulo;
  • The Guardian;
  • Estadão;

O modelo paywall é um modelo bastante sustentável para sites que precisam gerar receita, mas infelizmente não é a melhor alternativa para usuários que não utilizam a página constantemente – ou não têm dinheiro para pagar. É aí que entra o Outline!

Outline está fora do ar, mas para que ele servia?

O Outline é uma ferramenta online bem popular, pelo menos entre os usuários do Twitter. Através dele era possível visualizar o conteúdo protegido das páginas web sem precisar assinar o serviço.

Para isso, bastava acrescentar endereço do site antes do link protegido pela paywall.

publicidade

Quando a ferramenta ainda estava em funcionamento, através do link alterado, ela te direcionava para o conteúdo da página (versão de leitura).

Isso causava a maior dor de cabeça para a maioria das empresas jornalísticas, que deixavam de receber pelas matérias protegidas pelas assinaturas.

Internautas perguntam sobre Outline fora do ar

O serviço está fora do ar e nenhuma notícia foi dada a respeito do caso. Ainda não se sabe se o bloqueio é temporário ou definitivo. Recentemente, a página já não permitia a leitura de matérias do Estadão.

O mais curioso é que nenhuma informação sobre a descontinuação da ferramenta foi passada, ela simplesmente parou de existir. 

*Com colaboração de Henrique Brinco, editor do Bit Magazine

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar