YouTube TV adiciona suporte a áudio 5.1 para vários aparelhos

Cumprindo sua promessa feita no início de abril, o Google finalmente está trazendo suporte a áudio 5.1 para o YouTube. O recurso não só está disponível para a versão mais atual do Chromecast com Google TV como ainda é possível checar se sua TV dá suporte ao codec necessário para habilitar o áudio aprimorado.

publicidade
suporte a áudio 5.1
YouTube TV agora conta com recurso de áudio melhorado (Imagem: Austin Distel on Unsplash)

Suporte a áudio 5.1

As informações foram postadas na conta oficial do YouTube TV no Twitter, mas é importante lembrar que, assim como mencionado na central de suporte da plataforma, para usar o aprimoramento de som é preciso ter um hardware compatível. Resumindo, nem todo mundo vai poder usufruir da novidade.

Durante o anúncio, a empresa mencionou apenas os dispositivos Google TV, Android TV e Roku, mas atualmente o suporte engloba também as smart TVs da Vizio, LG e Samsung com o Cobalt 20 ou mais recente.

publicidade

Isso apenas em 🔈 ─────────────⚪️🔊

 Sabemos que você estava esperando, e está *finalmente* pronto. O áudio 5.1 está sendo lançado esta semana nos dispositivos Google TV, Android TV e Roku.

Mesmo assim, a empresa afirma que está se esforçando ao máximo, inclusive fazendo parcerias, para levar o recurso de melhoramento de áudio para outras plataformas, incluindo a Fire TV, Xbox, PlayStation e até a Apple TV.

Ativando a opção

A página de suporte do YouTube TV diz ser necessário ter um hardware compatível (dispositivos como TVs e dongles HDMI) e que a reprodução neste formato deve acontecer automaticamente, desde que o vídeo também tenha sido gravado neste canal.

Além disso, verificar se o dispositivo tem ou não suporte ao áudio 5.1 é uma tarefa bem simples: basta acessar o menu de Configurações localizado na barra de ferramentas nos vídeos sendo reproduzidos e ativar as Estatísticas para Nerds, na barra que vai aparecer exibindo um monte de informações, em seguida, é só procurar pelos Codecs. As siglas AC-3/EAC-3 indicam que o dispositivo tem suporte ao áudio 5.1.

publicidade

O recurso está sendo disponibilizado para os usuários de forma gradual, mas esse processo deve acabar ainda essa semana. No mais, vale lembrar que apenas vídeos gravados no canal 5.1 terão o codec ativado.

Por fim, a novidade está disponível somente para assinantes do serviço de streaming YouTube TV. Não é possível acessar este formato de som caso não esteja pagando por isso.

O que achou da novidade? É algo importante para você ou tanto faz? Comente aí embaixo e compartilhe sua opinião com a gente!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar