Aparência de novas implementações do Facebook recebe enxurrada de críticas e é acusada de cópia

O Facebook introduziu na última terça-feira, dia 28 de junho, uma série de mudanças que vão acontecer na ferramenta Grupos da plataforma. As alterações são em sua maior parte visuais, mas tem um design familiar. Algumas pessoas estão até comentando que o design é uma cópia do Discord, famoso aplicativo chat em grupo para jogos.

publicidade
cópia do Discord
Novo visual do Grupos do Facebook parece ser uma cópia do Discord (Imagem: Reprodução / Meta)

Na sua página, é claro que o Facebook não fez menção alguma ao aplicativo rival, mas mesmo assim a similaridade é inegável, principalmente na nova barra lateral, alinhada à esquerda, que o Meta planeja utilizar. Na barra lateral vai ser possível listar e organizar seus grupos, igualzinho como o Discord trata o manejamento de canais.

Novo design do Grupos do Facebook é uma cópia do Discord

Assim como no Discord, os usuários do Facebook Grupos poderão fixar seus canais preferidos no topo da barra lateral, organizados para ficar mais fácil de encontrar.

publicidade

Como se não bastasse copiar a barra lateral, ao escolher um grupo individual, o usuário será surpreendido por um menu que parece ter sido retirado diretamente do Discord, mas contendo as opções próprias do Grupos, como Comunidade, Eventos, chats de mensagens e integrações com outras plataformas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dentro do seu grupo, você verá um novo menu que inclui eventos, lojas e uma variedade de canais para facilitar a conexão com outras pessoas sobre os tópicos de seu interesse

Adicionalmente, o Grupos ganhou “canais”, salas que podem ser criadas e gerenciadas especificamente para um grupo específico. Esta é outra ferramenta que funciona igualmente à sua equivalente no Discord.

publicidade

Com ela você pode criar 3 tipos de canais, os de feed (funcional igual ao feed normal da aplicação), os de texto e áudio (funcionam conforme o seu próprio nome e também da mesma maneira que os canais de texto e áudio do seu rival).

Facebook está passando por mudanças

No geral, o Facebook vem passando por uma série de mudanças que devem fazê-lo se comportar mais como plataformas como o TikTok.

Mesmo assim, é uma surpresa ver a empresa repensar a maneira como seu aplicativo funciona. Embora ainda possua um número ridiculamente alto de usuários, o Facebook tem sido deixado de lado no quesito de engajamento, onde redes sociais como TikTok e Twitter estão no topo.

No vídeo abaixo é possível ver mais detalhes sobre a atualização no layout do aplicativo do Facebook.

publicidade

Você acha que o Facebook copiou mesmo o design do Discord? Deixe seu comentário sobre o novo estilo do Facebook Groups!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar