Site OutLine volta ao ar em novo formato após sumiço

Se você lê com frequência artigos na internet, seja de qual nicho for, é provável que você já tenha se deparado com uma paywall. Nessas horas é possível usar algumas ferramentas como o OutLine para destravar o conteúdo, ou pelo menos era, já que o serviço estava fora do ar desde março. Mas agora parece que o OutLine finalmente voltou ao ar, mas com melhorias.

publicidade
Outline voltou ao ar
OutLine volta com novidades (Imagem: Reprodução / OutLine)

Após meses fora do ar, o serviço parece ter retornado, mas com uma proposta diferenciada. O simplificador de páginas web agora hospedado neste link vem com algumas melhorias no seu funcionamento e agora se chama OutLine TTS (text-to-speech, ou texto para fala).

Nova proposta

Embora compartilhe o mesmo nome, a ferramenta tem objetivos próprios. Na base, ela continua a mesma, simplificando a visualização de páginas web. Contudo, o OutLine TTS tem uma proposta mais profunda, utilização de Inteligência Artificial (IA) para traduzir o conteúdo e transformá-lo em fala.  

publicidade

OutLine TTS é uma plataforma onde você pode traduzir notícias ou artigos para áudio. OutLine TTS faz uso de Inteligência Artificial para a criação de áudio que soa muito humano e muito fácil de compreender”, diz a descrição do projeto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A plataforma promete que os textos traduzidos e passados para áudio venham com uma sonoridade nativa.

Como funciona?

O funcionamento do site é bem simples. Ao acessar a página inicial da plataforma basta colar o endereço da página que você quer que ele simplifique. A Partir daí o serviço utilizará seu algoritmo para fazer uma limpeza na página tirando o conteúdo indesejado, como anúncios.

Por fim, todo o conteúdo que sobrou, o texto real, é processado pela IA e transformado em áudio. Você então pode reproduzir todo o texto de uma vez ou por trechos. A ferramenta então dá opções para a língua usada no TTS, incluindo voz feminina ou masculina.

publicidade

Desempenho e burlador de paywall

Se você já utilizou a versão antiga do Outline, ou outros simplificadores de texto, você deve saber que um dos principais atrativos dessas ferramentas é que elas conseguem burlar as paywalls utilizadas por sites como O Globo e Estadão, mas infelizmente, nos testes que eu fiz aqui isso não foi possível. A ferramenta teve um desempenho muito baixo nos 3 links testados (2 com paywall e um sem).

Os links com paywall não funcionaram, lendo tudo menos o conteúdo protegido, enquanto o link sem a proteção até chegou a funcionar, o que demonstrou que o TTS funciona muito bem, mas infelizmente a precisão da ferramenta foi muito ruim e o resultado da identificação do texto principal ficou horrível.

Sendo assim, no momento, se você precisa simplificar textos de sites na web ou até mesmo burlar algum paywall, eu recomendo que procure outra ferramenta, como, por exemplo, o printfriendly.

Caso você queira saber um pouco mais sobre o antigo OutLine e sobre o que é PayWall, você pode conferir o nosso outro artigo, publicado há alguns meses.

publicidade

O que você achou do novo OutLine?

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar