Plano de Elon Musk para povoar Marte tem um grave risco mortal

As visões tecnológicas de Elon Musk o deixaram bilionário. Contudo, sua ideia mais recente não tem sido bem recebida por especialistas da área. Trata-se da intenção de transportar um milhão de pessoas para Marte, o que tem sido considerado como uma “ilusão perigosa”. 

publicidade
Plano de Elon Musk para colônia em Marte é "ilusão perigosa"
Plano de Elon Musk para colônia em Marte é “ilusão perigosa”. (Imagem: Pixabay)

A ideia de Elon Musk surgiu em meio ao interesse de construir uma colônia em Marte, meta com conclusão estabelecida para 2050. Porém, a definição de “ilusão perigosa” foi alegada pelo professor e astrônomo, Lord Martin Rees, que não está de acordo com o envio de cargas humanas como parte de um experimento para um planeta tão distante. 

Por outro lado, o astrônomo reconhece a necessidade de torcer por este tipo de risco com o propósito de explorar o espaço, ainda que por meio de iniciativas privadas, como a de Elon Musk, que deseja dar um salto neste setor.

publicidade

De acordo com Lord Marting Rees, lidar com as mudanças climáticas do planeta Terra junto a demais problemas ambientais significam uma verdadeira bobagem se comparado à transformação de Marte em um terreno habitável. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Achamos que haverá alguns aventureiros malucos no final deste século que irão a Marte para construir uma pequena colônia e talvez alguns façam viagens só de ida”, declarou o cientista. 

Ele ainda pontuou a importância de torcer por este tipo de iniciativa que, mesmo sendo tamanha aventura, é uma oportunidade de admirar personalidades que se empenham e se dispõem a tomar atitudes inusitadas em prol do futuro da exploração espacial. 

publicidade

Marte: Não seria melhor enviar robôs?

Inclusive, Lord Rees é co-autor de um novo livro em parceria com Donald Goldsmith, no qual abordam o principal ponto contra o vôo espacial humano, alegando que o maior custo se direciona ao contribuinte.

Ambos acreditam que este é o tipo de iniciativa que deve ser atribuída aos bilionários, tendo em vista o alto custo. 

Ao invés disso, eles acreditam que o objetivo atual deveria ser o de enviar mais robôs ao espaço e não humanos, tendo em vista que são significativamente menores. Portanto, os riscos também são menores, além de não haver a necessidade de se preocupar com o retorno para casa. Ou seja, acreditam que a investida de Elon Musk não é tão viável para o momento.

A questão é que, se tratando de propósitos mais práticos quanto à exploração e construção de estruturas no espaço, à medida em que ocorre a evolução dos robôs, o transporte e demais custos relacionados à habitação humana em Marte aumentam cada vez mais.

publicidade

Ainda assim, o cientista acredita que os pés humanos pousarão no planeta vermelho eventualmente. Para ele, é só uma questão de tempo.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar