PlayStation: Como restaurar as configurações de fábrica do PS4

O PlayStation 4 é um console como outro qualquer e às vezes ele pode começar a apresentar problemas em sua funcionalidade devido ao uso prolongado, como lentidão e problemas ao ler alguns jogos. Também há quem pretenda vender o aparelho e queira apagar todos os dados dele. Em aparelhos celulares, por exemplo, você pode resolver alguns desses problemas ao fazer a famosa “formatação”. Mas, você sabe como restaurar as configurações de fábrica do PS4?

publicidade
PS4
Restaurar configurações de fábrica do PS4 (Imagem: Reprodução / StockSnap via Pixabay )

Seja porque seu console está lento, ou porque você quer retirar sua conta e jogos dele sem deixar rastros, formatar seu PS4 pode ser a solução para o seu problema. Alguns usuários chegam a passar meses com problemas em seus consoles que podem ser resolvidos facilmente.

Assim como quase todas as formatações por aí, o processo no PS4 faz uma limpa de arquivos e configurações personalizadas pelo usuário fazendo o aparelho “voltar” a um estado de fábrica.

publicidade

Mas não precisa se preocupar: suas conquistas e troféus continuarão vinculados à sua conta, assim como os títulos que você comprou, caso seja assinante da PS Plus até o progresso nos jogos ficarão salvos na nuvem, podendo ser resgatados em outro PS4 ou PS5, desde que sua assinatura esteja ativa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Infelizmente, qualquer progressão salva apenas no console, como é o caso de quem não assina a PS Plus, será perdida.

Como eu faço para restaurar as configurações de fábrica do PS4

Processo de formatação do PS4 (Imagem: Reprodução / PlayStation)
publicidade

O processo é bem simples e está listado na página do guia do usuário do console. O primeiro passo é acessar as configurações do PS4 no ícone de caixa de ferramentas, depois disso é só seguir estes passos:

  1. Uma vez nas configurações, procure a aba de Inicialização;
  2. Depois selecione a opção “Restaurar configurações padrão”;

Ao selecionar essa última opção, aparecerá uma janela onde o usuário deverá inserir o “código de acesso de restrição do sistema”, uma senha de 4 números (a padrão é 0000) que irá autorizar a formatação do dispositivo.

Assim como qualquer outro aparelho eletrônico, não se deve, sob hipótese nenhuma, desligar o console uma vez que a formatação tenha sido iniciada, o descumprimento desta recomendação poderá resultar na danificação do seu PS4. Também não é possível parar ou desfazer o processo.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar