Nova simulação mostra como era o universo há bilhões de anos

As pesquisas científicas têm um papel importante em descobertas históricas. Mas desta vez, os pesquisadores decidiram traçar um caminho diferente, recorrendo ao sistema de computação para simular como era o universo há bilhões de anos. 

publicidade
Nova simulação mostra como era o universo há bilhões de anos
Nova simulação mostra como era o universo há bilhões de anos. (Imagem: Freepik)

Para ser mais preciso, o foco está direcionado há 13 bilhões de anos de evolução galáctica. Este extenso período pelo qual o universo já passou tem sido recriado por um programa de computador construído pelo Centro de Astrofísica, o Thesan. 

Luz no universo foi surgindo gradualmente

O código de simulação escolhido pelos cientistas nesta pesquisa sobre o universo se baseia na atual compreensão sobre a interação entre tempo, espaço e matéria.

publicidade

Na oportunidade, o astrofísico Rahul Kannan, do Universe Today, declarou que, com as ferramentas e o conhecimento disponíveis hoje, é possível aplicar equações básicas da físicas junto a modelos teóricos para tentar simular o que aconteceu no início do universo. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Atualmente, o Thesan auxilia na observação do período denominado de Idade das Trevas Cósmicas, iniciado a aproximadamente 400 mil anos após o Big Bang e que terminou um bilhão de anos depois.

Neste sentido, Kannan explicou que “as escalas de espaço e tempo são muito grandes, então a única maneira de fazer experimentos é em computadores”

publicidade

Na simulação, é possível observar que a iluminação do universo aconteceu gradualmente, à medida que os cosmos se formaram.

No intuito de fomentar ainda mais a pesquisa, o Telescópio Espacial James Webb da NASA tem coletado dados capazes de validar a projeção elaborada pelos pesquisadores – tendo em vista que o telescópio foi projetado para estudar o espaço profundo, sendo capaz de “olhar para trás no tempo”. 

A luz do espaço distante tem a possibilidade de levar eras para chegar ao nosso setor da galáxia, bem como às lentes do telescópio, apresentando um breve vislumbre sobre como o universo era no passado.

Aos interessados, a pesquisa completa composta por todas as simulações feitas através do Thesan será divulgada para acesso público até o final deste ano.

publicidade

Vale pontuar que, determinadas simulações produzidas com o auxílio do sistema foram carregadas no site original do projeto.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar