Por que Elon Musk tem tanto medo dos bots no Twitter?

A suspensão da compra de US$ 44 bilhões pelo Twitter teve o argumento do bilionário Elon Musk pela “falta de informação” precisa sobre as contas falsas e bots na plataforma. Apesar de não sabermos se é uma estratégia para reduzir o valor da empresa, quais seriam os problemas que os bots causariam? O Bit Magazine foi investigar.

publicidade
Twitter
Imagem: Brett Jordan no Pexels

As atividades dos bots no Twitter que amedrontam Elon Musk

Qualquer ferramenta, seja um bot ou software mais complexo, quando utilizado de má-fé pode ser um grande problema para todos os envolvidos, principalmente os usuários “comuns” de uma rede social.

Vamos entender algumas situações que podem ser motivo para que Elon Musk queira mais informações sobre os bots, perfis falsos focados em spam.

publicidade

O mau uso comercial

Isso diz respeito, basicamente, a manipulação de informações por perfis programados para dar mais ênfase ou replicar postagens de produtos suspeitos, gerando um “burburinho” sobre aquele produto, uma espécie de “notoriedade” por volume de comentários que levam os usuários desavisados a aceitá-lo como de confiança.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Os bots como ferramentas de “cancelamento” e perseguição online

Independente do posicionamento, todos os perfis programáveis e falsos podem ser direcionados para executar um “linchamento” virtual, ou seja, denegrir mensagem ou pessoa que seja o alvo da ação.

Esse tipo de atitude tira a veracidade do livre discurso — tão defendido por Elon Musk —, ao ponto de não retratar de forma verdadeira a opinião das pessoas sobre um assunto ou posicionamento específico. Ações deste tipo podem enfraquecer a democracia e destruir eleições com a exposição de notícias falsas em larga escada.

publicidade

A farsa por trás dos bots

A tecnologia de automação por bots é permitida no Twitter, porém, os perfis precisam deixar bem claro e indicar a plataforma que se tratam de usuários “virtuais” e não pessoas reais.

O grande problema é: na tentativa de manipulação de pessoas, essa informação é ocultada e bots são usados se passando por pessoas reais, iludindo e enganando o público geral do microblog.

O “grande medo” de Elon Musk é que a plataforma não esteja revelando de forma verdadeira os dados sobre a quantidade de perfis considerados “fakes” ou “bots”, que no último relatório a empresa alegou ser menos de 5% do total.

Elon Musk tem medo dos bots do Twitter ou está fazendo manobra estratégica

Só existem essas duas opções, o bilionário estar de fato preocupado com a capacidade de relações reais entre as pessoas na plataforma que ele está adquirindo, ou Elon se aproveita dessa informação para tentar minar o valor de mercado da empresa. 

publicidade

A opção seria estrategicamente eficaz caso o preço de aquisição seja renegociado, incentivado pela queda de valor que chegou a 20% nas ações após a manifestação do bilionário no Twitter sobre de suspensão da compra.

O empresário é muito talentoso em estratégias de aquisições e compras, conhecido por seus planos elaborados e estratégicos, fica quase impossível não acreditar que essa seja mais uma de suas manobras.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar