Saiba TUDO sobre a Estação Espacial Internacional (ISS) [Origem, Função, Legado]

Hugo Cruz

3 de janeiro de 2023

Com toda certeza você já ouviu falar da Estação Espacial Internacional (em inglês, International Space Station, ISS), seja por meio de notícias na TV ou Internet. Mas, ainda assim, para muitos os objetivos e funções dela são desconhecidos. Por isso, agora vamos te mostrar tudo sobre a ISS, inclusive como acompanhar sua localização e assisti-la ao vivo.

publicidade
Estação Espacial Internacional (ISS) (Imagem: Pixabay)

Saiba TUDO sobre a Estação Espacial Internacional (ISS) [Origem, Função, Legado] – (Imagem: Pixabay)

O que é Estação Espacial Internacional?

A Estação Espacial Internacional é um é uma espaçonave completamente concluída que órbita a Terra, foi a maior construção já feita pelo ser humano no espaço. Desde então, serve como laboratório e base para astronautas e cosmonautas conviverem enquanto estão em missões espaciais.

Além disso, acredita-se que no futuro a Estação Espacial Internacional será o primeiro ponto de parada para maiores missões de exploração espacial. Por isso, embora esteja finalizada, anualmente ela segue recebendo verbas e recursos, podendo até ser ampliada nos próximos anos.

Quando foi construída e qual o seu tamanho?

A sua construção em órbita foi iniciada no ano de 1988, sendo concluída 23 anos depois, em 2011. Desde que a ISS foi fundada, diariamente a humanidade esteve vivendo no espaço. Para tal feito, foi preciso criar uma aliança internacional, com mais de 15 países participando ativamente das explorações e missões para desenvolvimento da estação.

publicidade

Além dos Estados Unidos, Rússia, Canadá e Japão, os outros são todos europeus, vinculados a ESA (Agência Espacial Europeia), são eles: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Itália, Noruega, Reino Unido, Suécia e Suíça.

Segundo a própria NASA, “a estação espacial tem o volume de uma casa de cinco quartos ou dois jatos Boeing 747″. Se for medida a partir das bordas de seus painéis solares, ela poderia cobrir um campo de futebol. E a sua capacidade de lotação é de até 6 tripulantes, mais visitantes.

Qual o objetivo da Estação Espacial Internacional?

A Estação Espacial Internacional tem por objetivo ajudar na observação da Terra e a realização de pesquisas em ambiente de microgravidade. Entre as experiências realizadas na ISS, podemos citar a pesquisa biomédica, ciência de materiais, avanço tecnológico e métodos para permitir uma melhor qualidade de exploração espacial.

A NASA e as outras nações estão cada vez mais empenhadas em explorar o espaço. Conseguir entender como o ser humano pode se adaptar a viagens crescentes é fundamental para ter sucesso. Por isso os dados obtidos são tão importantes, já que a pesquisa que é feita lá não pode ser realizada em nosso planeta.

Os resultados das pesquisas também ajudam no desenvolvimento da tecnologia na Terra. Mas, o foco principal dessas experiências é conseguir resultados significativos sobre como o homem pode viver e trabalhar melhor no espaço. Por essa razão, ela conta com laboratórios dos Estados Unidos, Rússia, Japão e Europa.

Estação Espacial Internacional - Imagem: Pixabay

Estação Espacial Internacional – Imagem: Pixabay

Como saber a posição da Estação Espacial Internacional?

A ISS orbita a Terra a uma velocidade de 17.500 mph (algo em torno de 28.200 km/h), dando uma volta na Terra a cada 90 minutos. Sua altitude média é de 408 km, podendo ser vista a olho nu de diversas partes do mundo, inclusive de todo Brasil. Se quiser conferir quando ela vai estar visível por aqui, você pode saber a posição da Estação Espacial Internacional em tempo real.

Além disso, você pode assistir a estação espacial ao vivo. Dessa forma, você vai poder não apenas verificar quando ela vai estar passando pelo céu daqui, mas assistir a sua passagem na tela do seu computador ou celular.

Quem é o dono da Estação Espacial Internacional?

A estação espacial não tem um dono. Atualmente, ela é gerenciada pelo grupo de países que ajudou na sua construção, com as agências espaciais de Estados Unidos, Canadá, Rússia, Japão e os países da Europa por meio da ESA.

Quanto vale a ISS?

Segundo a NASA, todo custo de operação para montagem e colocação em funcionamento da estação custou em torno de 95 bilhões de dólares, somados aos seus valores de manutenção, o total pode ser bem mais elevado. Tudo isso sem considerar o valor científico para a humanidade que é complexo de calcular.

Por que o Brasil não participa do programa espacial?

O Brasil foi deixado de fora do programa e perdeu a chance de se juntar aos construtores do projeto, isso porque passou quase dez anos como membro do grupo, mas nunca ajudou com um único parafuso para a construção da Estação Espacial Internacional (ISS).

Algum brasileiro já foi até a Estação Espacial Internacional?

Sim. Em 2006 um projeto realizando em parceria entre Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial Russa (Roscosmos), levou Marcos Pontes, até então único astronauta brasileiro que visitou a ISS.

Existem outras estações espaciais?

Sim. Algumas já foram desativadas e outras seguem em atividade, como Tiangong, a estação espacial chinesa, que já está próxima de ser completamente finalizada. Inclusive, ela está passando por um novo projeto e deve ser ampliada com objetivo de concorrer com a ISS.

Fontes: NASA, ESA, Space.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.