Primeira vacina brasileira contra o Covid-19 já tem data para ficar pronta

Hugo Cruz

3 de março de 2022

Marco Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, afirmou que a primeira vacina brasileira de combate ao Covid-19 estará disponível para uso até o fim de 2022. O imunizante será chamado de RNA MCTI CIMATEC HDT e já está em sua primeira fase de testes desde janeiro. 

publicidade

O desenvolvimento da vacina é fruto de uma parceria entre pesquisadores brasileiros da Rede Vírus MCTI e a HDT Bio Corp – uma companhia biofarmacêutica norte-americana e está sendo feito no SENAI CIMATEC de Salvador (BA).

Vacina contra o Covid-19

Vacina contra o Covid-19 é desenvolvida em Salvador (Imagem: ronstik por Pixabay )

Primeira vacina brasileira contra o Covid-19 tem fase de testes aprovada

O projeto financiado pelo Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), teve sua primeira fase de testes, que também ocorre em Salvador, aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).

A tecnologia utilizada na construção da vacina é do tipo RNA mensageiro. Isso quer dizer que o código genético do vírus é introduzido no corpo junto com uma série de instruções que fazem com que seus anticorpos se preparem para combater o vírus invasor.

publicidade

Nós investimos em 16 tecnologias de vacinas no Brasil. Dessas 16, cinco entraram na Anvisa para iniciar os teste clínicos. Uma dela passou, foi aprovada pela Anvisa e já começou os testes clínicos que deve durar nove meses”, disse o ministro na Mobile World Congress 2022, principal feira do mundo do setor de telecomunicações, realizada em Barcelona.

Vacina brasileira é testada em 90 pessoas

Nessa primeira fase, os testes ocorrerem com a participação de 90 pessoas adultas, saudáveis, entre as idades de 18 e 55 anos. O objetivo será avaliar a segurança da vacina, levando em consideração também a sua capacidade de gerar resposta imune e possíveis reações adversas no organismo.

Os testes com voluntários, que também devem ocorrer nos EUA e Índia, serão feitos em etapas. O primeiro grupo receberá duas doses com intervalo de 29 dias entre elas, enquanto o segundo grupo receberá as duas doses com um intervalo de 57 dias. Haverá também um terceiro grupo que receberá a dose única da vacina. 

Além do intervalo entre as doses e da quantidade de doses, nesta fase também será testada a eficácia de diferentes níveis da vacina: 1 mg, 5 mg e 25 mg.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.