Quer fazer um Pix, mas está sem dinheiro? Essa solução do Nubank pode te salvar

A chegada do Pix chegou para facilitar a vida das pessoas, mas você sabia que também é possível realizar o pagamento pelo Pix parcelado? A informação foi divulgada pelo banco Nubank, que explicou detalhadamente como o pagamento pode ser feito.

publicidade
Já conhece a opção do Pix parcelado do banco Nubank? (Imagem: Reprodução / Nubank)
Já conhece a opção do Pix parcelado do banco Nubank? (Imagem: Reprodução / Nubank)

Segundo o Nubank, basicamente a opção consiste em realizar o pagamento para o recebedor via Pix com a opção de pagar mensalmente. Essa alternativa não é um pagamento oficial intitulado pelo banco central, mas oferecido pela instituição financeira e não é considerada uma operação de crédito.

As regras de funcionamento do Pix parcelado alteram conforme cada banco, mas de forma geral o usuário utiliza da seguinte forma:

publicidade
  • A compra é realizada e no momento de fazer o pagamento seleciona a opção de Pix;
  • Escolha a opção de parcelamento e defina as datas em que cada parcela será paga, assim como a quantidade de parcelas e a data de vencimento;
  • Mas atenção, se você optar pelo Pix parcelado no cartão de crédito, a data de vencimento será a mesma do cartão;
  • A pessoa ou empresa para quem você enviou o Pix recebe o valor integral instantaneamente.

A diferença do Pix parcelado e a opção de comprar pelo cartão de crédito é que o usuário, na segunda opção, você usará parte do limite do cartão para fazer esse parcelamento via Pix. Já o parcelamento sem o cartão de crédito é  como se fosse uma espécie de “empréstimo pessoal.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O planejador da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro, Carlos Castro, explica que em ambas as opções os juros serão cobrados. Por isso, é importante avaliar antes de realizar a compra e escolher adequadamente a forma de pagamento.

publicidade

“Parcelamento sem juros não existe, porque esse custo já está embutido no preço do produto. Dificilmente o lojista tem condição de dar um desconto, se o pagamento não for em dinheiro, porque os meios de pagamento têm custo para ele. Por isso, você consegue negociar desconto no pagamento em dinheiro, à vista. Como o Pix parcelado, a princípio, não tem custo para o lojista e ele recebe à vista, o consumidor consegue negociar desconto”, 

Em quais situações o modelo vale a pena e quem pode usar essa modalidade?

Segundo o Nubank:

  • Quando existir desconto para compras nessa modalidade, a exemplo do pagamento com dinheiro;
  • Se esse desconto for maior que os juros que você vai pagar para usar essa modalidade de pagamento;
  • Em situações emergenciais, em que o consumidor não tem acesso a cartão de crédito e nem tem dinheiro imediato em conta.

“O Pix parcelado só é indicado para quem consegue ter controle e organização financeira. Se você não tem esse controle financeiro, evite fazer compras que te exponham ao endividamento. Não tem outra forma. Essas vantagens do Pix parcelado só são viáveis se você tiver controle para usar o recurso de forma inteligente”, explica o especialista.

publicidade

Ou seja, é importante que o consumidor avalie antes de realizar a compra e colocar a opção de Pix parcelado considerando: taxa de juros em caso de atraso no pagamento, se há algum benefício concedido pelo comprador nesta modalidade e se a compra realmente cabe dentro do seu orçamento.

Entenda a diferença do Pix parcelado e Pix Garantido

A opção do Pix Garantido é uma novidade que é prevista para terceiro trimestre do ano, segundo a reunião do Fórum Pix, do Banco Central, realizada em setembro de 2021.

“Com o Pix Garantido, as instituições poderão oferecer uma linha de crédito, chamado de valor limite, para que o consumidor use para fazer compras à vista e também parceladas. O Pix Garantido funcionaria como um cartão de crédito virtual. Em outras palavras, o consumidor não precisaria ter dinheiro em conta para conseguir usar o Pix”, explica o Nubank.

Segundo dados divulgados pelo Nubank, desde o lançamento da operação Pix, em 2020 — que foi um grande avanço tecnológico para operações financeiras — são mais de 126 milhões de usuários do Pix, entre pessoas físicas e empresas, com mais de 438 milhões de chaves cadastradas.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

 

Veja mais ›
Fechar