Criptomoedas serão aceitas para pagamento do IPTU 2023 do Rio

A cidade do Rio de Janeiro já vem demonstrando interesse no mundo das criptomoedas desde o início do ano e agora a prefeitura anunciou, nesta sexta-feira (25), que a partir do próximo ano será possível fazer o pagamento do IPTU com criptomoedas.

publicidade
Secretário Pedro Paulo fala sobre pagamento do IPTU com criptomoedas
Secretário Pedro Paulo fala sobre a novidade (Imagem: Reprodução / Twitter)

A novidade foi feita quase dois meses depois de um evento onde o prefeito do Rio, Eduardo Paes, falou que a prefeitura da cidade pretende investir o equivalente a 1% do Tesouro em criptomoedas e lançar o Crypto Rio.

O anúncio foi feito pela Secretaria de Planejamento e Fazenda durante um evento realizado na sede de Federação das Indústrias do Estado do RJ (Firjan) e entra em linha com o que foi dito pelo secretário da Fazenda, Pedro Paulo, no início do ano.

publicidade

Na ocasião, ele mencionou estar estudando a possibilidade de implementar medidas onde impostos seriam pagos com criptomoedas, mas até então não foram dados muitos detalhes e agora a medida já foi anunciada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vamos estimular a circulação de moedas criptos, integrando-as ao pagamento de tributos, como no caso do IPTU e, no futuro, isso poderá ser ampliado para serviços como as corridas de táxi, por exemplo”, explicou o secretário nesta sexta-feira.

Criptomoedas: Rio de Janeiro sai na frente

Ao aceitar criptomoedas como forma de pagamento para tributos, o Rio toma a frente do movimento no Brasil, deixando claro que essa modalidade de pagamento já estará disponível para os cidadãos que forem pagar o IPTU em 2023.

publicidade

Entretanto, o município terá que contar com uma parceria público-privada onde empresas especializadas em criptos ficarão responsáveis pela conversão dos ativos. Sendo assim, embora o pagamento seja feito por criptomoedas, a cidade irá receber em real.

Essa parceria se deve ao fato de existirem diversas criptomoedas no mercado que podem sofrer variações bruscas no seu valor dependendo da oferta e procura. Além disso, as criptomoedas que serão aceitas ainda não foram divulgadas pois estão em processo de análise.

Aceitar pagamento do IPTU com criptomoedas já estava nos planos da prefeitura da cidade

O município já vem caminhando nessa direção desde janeiro, com a criação do Grupo de Trabalho (GT) que ficaria responsável pelo desenvolvimento da cidade nesse meio e é coordenado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Fazenda e Planejamento, notícia que o Bit Magazine divulgou em janeiro.

Se comprometendo mais ainda com o universo das criptomoedas, foi anunciado também a criação do comitê que será responsável por desenvolver uma metodologia, que deverá viabilizar o investimento de recursos públicos em criptoativos, intitulado Comitê Municipal de Criptoinvestimentos. A medida também havia sido mencionada pela prefeitura no início do ano.

publicidade

E aí, investidor? Feliz com as possibilidade de utilizar suas criptomoedas diretamente para pagar seu IPTU?

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar