Robô assustadoramente realista pode resolver a sua dor de dente

Um robô realista que se parece muito com uma criança de 5 ou 6 anos está sendo usado para treinar dentistas. A semelhança é tão assustadora que a experiência chega próxima à realidade. O modelo pode movimentar os braços, se mexer, e imitar reações nervosas humanas. 

publicidade
A semelhança com uma criança de verdade é surpreendente (Imagem: Tmsuk/Divulgação)

A semelhança de tamanho e peso é próxima de uma criança de no máximo seis anos. Os criadores esperam que seja um bom treinamento para os dentistas aprenderem a lidar com pacientes inquietos, segundo o DailyMail.

Os cientistas japoneses responsáveis pelo desenvolvimento da “criança” artificial estão focados no treinamento de dentistas para lidar com pacientes “nervosos” que se mexem, reclamam e tentam dificultar o atendimento.

publicidade

O “boneco tecnológico para dentistas” chama-se Pedia_Roid. Ele move braços, pernas e olhos na tentativa de simular várias emoções humanas, como ansiedade, medo e resistência ao tratamento e toque do profissional.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Obviamente a tecnologia voltada para a educação, principalmente exercícios práticos na universidade, são de incrível valor para a formação do futuro profissional.

O problema de Pedia_Roid é que ela está em suas primeiras versões, por isso, ainda possui um valor estimado de 153 mil euros (R$ 760 mil) para aquisição.

publicidade

Criadores afirmam ser um simulador de emergências

Os cientistas responsáveis pela criação o chamam “perfeito simulador de emergências”. O CEO da tmsuk (empresa que criou o robô), Yui Kawakubo, foi bem claro em explicar as possibilidades do robô:

“Pedia_Roid não só desenvolve sintomas, mas também lança um acesso de raiva, forçando os alunos a segurá-lo enquanto tentam tratar a criança.”

Se o estudante pretende atender muitas crianças em seu consultório, nada melhor do que um robô que simula o comportamento daqueles pacientes, digamos, “pestinhas”.

Possibilidades infinitas para o robô realista

O robô mede cerca de 1 metro de altura e pesa 50 quilos, tornando-o do mesmo tamanho de uma criança de cinco ou seis anos. Possui um limite de movimentação de 24 graus, podendo mover a cabeça, boca, língua, pálpebras, olhos, pupilas, braços, pernas, peito e até o pulso.

publicidade

Suas simulações de movimentos da boca incluem abertura e fechamento, espirro, tosse e até vômito. Yui Kawakubo ainda cita em seu site, como destaque, os comandos de voz e interpretações de som do robô:

“Com reconhecimento de voz, este robô pode abrir a boca conforme as instruções do médico, mudando a direção de seu rosto, realizar ações com movimentos inesperados e tosse.”

Pode até ser caro, mas com o passar do tempo a tecnologia tende a se tornar mais barata e o robô japonês será um grande teste para os futuros dentistas.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar