Sabe o que são as Crypto Wallets? Não, então mostramos porquê você já deveria ter ao menos 1

Sunamita Brito

19 de setembro de 2022

Você sabe o que são as crypto wallets?! Hoje, o Bit Ensina vai te mostrar para que elas servem, as vantagens de tê-la e quais são os tipos de wallets.

publicidade
Sabe o que são as Crypto Wallets? Não, então mostramos porquê você já deveria ter ao menos 1

Sabe o que são as Crypto Wallets? Não, então mostramos porquê você já deveria ter ao menos 1 (Imagem: Pexels)

O que são as crypto wallets?

As crypto wallets também são conhecidas como “Carteiras de criptomoedas”, sabia disso?! Através delas, é possível  guardar as informações, realizar transferências e acompanhar o seu saldo.

Se você adora investir em criptomoedas, saiba que a tecnologia blockchain é muito importante para gerir as carteiras. 

Crypto Wallets

Imagem: Pexels

É na wallet que você irá gerenciar os ativos, por isso, funciona como uma carteira de dinheiro. Nesse caso, analise bastante antes de adquiri-la, pois, algumas opções são mais versáteis e possuem um preço mais acessível, sem deixar de lado o fator “segurança”.

publicidade

Como funcionam as carteiras?

As carteiras de criptomoedas são necessárias, afinal, é através delas que acontecem os envios e recebimentos de pagamentos em criptografia. 

Entenda que existem dois tipos de chaves nas carteiras virtuais, são elas:

  • Chaves públicas: similar ao número de uma conta bancária, por isso, é possível enviar e receber dinheiro virtual. Todo o processo acontece com segurança, afinal, o endereço são gerados sempre que é necessário realizar uma transação;
  • Chaves privadas: somente irá funcionar com uma senha secreta, pois, quem tiver domínio sobre o PIN poderá utilizar as criptomoedas guardadas.

Agora você já sabe como funcionam as carteiras virtuais.

As crypto wallets são seguras?

Não se preocupe, pois as crypto wallets são seguras! A segurança acontece através da criptografia de blockchain, por isso, o seu dinheiro virtual não corre o risco de ser hackeado (pelo menos não facilmente).

Imagem: Pexels

No entanto, é imprescindível que o usuário saiba como configurar a sua carteira, assim, aumentando a segurança dela. Separamos algumas dicas importantes para te ajudar na configuração:

  • Crie uma chave privada, ou seja, uma senha que outras pessoas não saibam e que seja difícil de descobrir;
  • Use algoritmos para definir uma senha.

Uma maneira de criar chaves extremamente difíceis de serem descobertas é através do algoritmo ECDSA, faça um teste!

Para que servem as carteiras?

O sistema de criptomoedas é descentralizado, ou seja, não é regulamentado por nenhum órgão. As carteiras servem para guardar informações, realizar transações e manter a criptomoeda segura.

Atenção: Somente o usuário da carteira tem controle total sobre a criptomoeda guardada, por isso, fica fácil realizar as transações que deseja por meio dela.

Na carteira de criptomoedas as transações são realizadas de forma cuidadosa, ou seja, com a necessidade da assinatura digital. Veja como funciona!

  • O usuário da carteira irá enviar a criptomoeda para outro usuário, mas, para que o processo aconteça de fato, será necessária uma confirmação através da assinatura digital.

Se o processo não for confirmado através da assinatura, então, os fundos não serão liberados para uso, pois, essa é uma medida de segurança necessária.

Como escolher as wallet certa?

Existem muitos tipos de crypto wallets, por isso, é importante conhecer as opções antes de escolher uma carteira para uso.

Cada carteira possui vantagens de desvantagens, pois existem diversas opções conforme o seu perfil de investidor. 

Bitcoin

Imagem: Pexels

Separamos três tipos principais de carteiras para você conhecer, veja:

  • Cold wallets: é um sistema com segurança pesada, ideal para quem usa com frequência as criptomoedas, assim, não há riscos de ter os seus bens hackeados. Saiba que existem as carteiras quentes, ou seja, conectadas à internet e as carteiras frias geram chaves sem o uso da internet. As opções mais comuns do mercado são: paper wallet, hardware wallet, desktop/mobile cold wallet e USB cold wallet;
  • Ledger Nano S: garante a segurança do Bitcoin, além disso, você poderá acessá-la por USD Coin;
  • Trezor: a carteira pode armazenar diversos tipos de criptomoedas, sua finalidade é guardar e proteger os NFTs, basta ter uma rede compatível.

Antes de comprar uma carteira, faça uma análise minuciosa para saber qual tipo irá corresponder às suas necessidades e desejos.

Cuidados necessários ao procurar as crypto wallets

É importante pensar com cuidado antes de comprar uma carteira, se você prioriza a segurança, então, evite adquirir as carteiras quentes.

As carteiras online operam em um site, por isso, o usuário corre um maior risco de tê-las roubado. Nesse caso, ao adquirir a wallet online é interessante ativar as camadas de segurança disponíveis.

O mercado oferece carteiras simples, por isso, o preço delas são menores, no entanto, conforme o seu tipo de uso, te indicamos a comprar uma opção complexa e mais difícil de ser hackeada.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Sunamita Brito
Escrito por

Sunamita Brito

Redatora desde 2019, atuando como copywriter no mercado. Participou de diversos projetos da Gridmidia, sempre reunindo e instruindo com informações úteis em diversos tópicos. Integra a equipe do Bit Magazine como redatora especializada em informações e tutoriais para internet, tirando dúvidas do dia a dia sobre produtos, serviços e novas tecnologias na web.