Segunda Tela para Notebook 2024: Tamanho e Resolução Ideal

Jaizon Carlos

14 de maio de 2024

Uma tendência que vem crescendo nos últimos anos, ter uma segunda tela para notebook 2024 já é uma necessidade para muitas pessoas. Mas o que procurar em um monitor extra para o seu laptop? Confira aqui quais as especificações certas!

publicidade
Sistema com notebook e segunda tela em cima de uma mesa
Imagem: Freepik

Segunda tela para notebook em 2024

Um notebook é um ótimo dispositivo para quem precisa de uma solução móvel para realizar suas atividades, mas em algumas situações ele apresenta um defeito fatal.

O grande problema desses aparelhos é que suas telas geralmente não são grandes o suficiente para você fazer tudo o que precisa com o máximo de conforto, principalmente em notebooks com menos de 15 polegadas.

publicidade

Uma maneira de superar esse problema é usando um segundo monitor conectado para estender a usabilidade do laptop. Mas você sabe se é possível e como escolher uma boa segunda tela para notebook em 2024?


É possível conectar uma segunda tela para notebook?

A maioria dos notebooks conta com uma saída de vídeo para o usuário conectar um dispositivo externo de vídeo. Tudo que você precisa é de um monitor externo compatível com o padrão da saída do seu aparelho, ou um cabo conversor.

O padrão mais comum de conexão de vídeo em aparelhos desse tipo é o HDMI, mas alguns notebooks mais modernos podem vir com outros tipos de conexões, como USB-C e até Thunderbolt.

Ao conectar os aparelhos, os notebooks geralmente reconhecem de forma automática a segunda tela, mas o usuário deve configurá-lo de acordo com suas preferências.


Por que utilizar 2 monitores?

Existem diversos motivos para usar uma segunda tela no seu notebook e dependendo do seu você vai usar uma configuração diferente.

Pessoas procurando aumentar sua produtividade usam geralmente a opção de estender os monitores, criando um setup com 2 telas — uma do próprio notebook e a outra do monitor externo. Desta forma eles conseguem aumentar consideravelmente o espaço de trabalho e ficar de olho em informações de vários aplicativos abertos ao mesmo tempo.

Homem usando notebook e PC ao mesmo tempo, para programar
Imagem: Firosnv. Photography na Unsplash

Outras pessoas preferem refletir a imagem, reproduzindo o mesmo conteúdo visto na tela do notebook em um monitor. Quem faz isso só está procurando por uma tela maior e uma posição mais confortável de usar o computador.


Como escolher uma segunda tela para notebook em 2024

Mas na hora de procurar um monitor extra para o seu notebook, tem algumas coisas às quais você deve ficar atento, além das conexões. Confira os principais!

Tamanho

Para muitos, o tamanho é a informação mais importante por trás da busca de uma segunda tela. Seja para estender o display ou para espelhar, hoje em dia é possível encontrar tranquilamente monitores entre 20 e 24 polegadas com preços relativamente baixos.

Na busca por telas maiores, muita gente acaba escolhendo TVs ao invés de monitores. Em boas condições, televisores com 32 polegadas ou mais podem sair bem baratas, mas o usuário tem que saber configurar o aparelho para se adaptar ao uso como tela de PC.

Resolução

Resolução também é algo importante, mas esse é um dos aspectos que dependem tanto da capacidade do notebook quanto da necessidade do usuário.

Dois monitores de PC em cima de uma mesa
Imagem: Josh Sorenson na Unsplash

O recomendado é que você não compre nenhum modelo com resolução abaixo de Full HD (1920 x 1080 px), mas também existem resoluções acima disso, como a famosa 4K (3840 × 2160 px), ótima para criadores de conteúdo.

Outras considerações

Além do tamanho e resolução, se você está procurando uma segunda tela para um notebook gamer, por exemplo, a taxa de atualização entra em cena. O tipo de tela (LED, AMOLED, etc.), recursos e coisas como brilho também são coisas importantes.

Por fim, também devemos considerar a portabilidade. Na maioria das vezes, quem está procurando uma segunda tela para notebook quer usá-la em casa ou no trabalho, como uma forma de transformar seu dispositivo em uma espécie de PC.

Entretanto, hoje já existem diversos monitores portáteis que contam, inclusive com bateria interna para você levar e usar em qualquer lugar, assim como seu notebook.

Por último, preço também é um fator determinante ao comprar esse tipo de produto e os monitores variam bastante de preço, indo desde os R$300,00, para os modelos mais simples, até passar dos R$4.000,00, para modelos profissionais, voltados para produtividade.


Como fazer ficar 2 telas no notebook?

Ao conectar corretamente uma segunda tela ao seu notebook, o ideal é que ele identifique e configure automaticamente o seu novo monitor. Mas caso isso não aconteça, você pode forçar a configuração seguindo estes passos:

  1. No Windows 11, clique no menu “Iniciar” e abra “Configurações”;
    Página para configurar uma segunda tela para o notebook
    Imagem: Jaizon Carlos
  2. Lá navegue até “Sistema” e selecione a opção “Tela”;
  3. Role para baixo e expanda a seção “Várias telas”;
  4. Por fim, na opção “Detectar outra tela” clique em “Detectar”.

A partir de então, o Windows irá procurar outros monitores disponíveis para usar como tela. Neste mesmo menu você também consegue conectar uma tela por meio de conexão sem fio e fazer diferentes configurações para cada um dos dispositivos de vídeo conectados, como resolução e orientação.

Mas essa configuração é um pouco diferente para sistemas com o Windows 10, como você pode ver aqui. Para sistemas Mac ou baseados em Linux, você deve consultar as instruções na caixa ou com a fabricante!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Jaizon Carlos
Escrito por

Jaizon Carlos

Apaixonado por tecnologia e comunicação, sou formado em Letras - Inglês e trabalho como redator de blogs desde 2021. Tenho experiência em criar conteúdo para o público online e em transformar assuntos complexos em textos claros e acessíveis.