Smartphones serão as novas máquinas de cartão?

As funcionalidades dos smartphones são aprimoradas cada vez mais com o passar dos anos. Hoje, um celular consegue resolver praticamente quase todas as demandas pessoais e laborais. Um dos recursos mais evoluídos recentemente está associado às transações financeiras, trazendo à tona o seguinte questionamento: “Os smartphones irão substituir as máquinas de cartão?”

publicidade
Smartphones serão as novas máquinas de cartão?
Smartphones serão as novas máquinas de cartão? (Imagem: Pixabay)

Antes de mais nada, é importante estar ciente sobre a realidade dos meios de pagamentos, que são submetidos constantemente a mudanças significativas. O resultado mais evidente são as facilidades na hora de efetuar o pagamento em compras online e até mesmo em estabelecimentos físicos. A gama de possibilidades tem sido responsável pelo aumento no fluxo de circulação de dinheiro digitalmente. 

Em contrapartida, o uso de dinheiro em espécie, as tradicionais notas e moedas, reduz gradativamente. Até mesmo porque, a simplicidade no uso do cartão, seja de crédito ou débito, foi evidenciada especialmente após a implantação da tecnologia contactless. Ou seja, basta aproximar o cartão da máquina e aguardar a leitura.

publicidade

O recurso economiza tempo e otimiza o atendimento. Outra ferramenta cuja popularidade ganha novas proporções eventualmente é o uso do Pix. O sistema de pagamentos instantâneos permite que os pagamentos sejam efetuados perante a inserção de uma chave que pode ser CPF, CNPJ, celular ou e-mail. Outra facilidade é o pagamento via Pix mediante a leitura do QR Code. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Este procedimento pode e deve ser feito por meio da câmera dos smartphones. Basta abrir a câmera e posicioná-la em frente ao código impresso ou emitido no instante do pagamento pela máquina de cartão, computador ou outro dispositivo, aguardar a leitura e confirmar o pagamento. 

Pagamentos digitais com smartphones 

No geral, a evolução dos pagamentos digitais via Pix e cartão de crédito batem recordes de crescimento sucessivos. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o setor de cartões apresentou um crescimento de 33,1% no ano passado, atingindo um volume de transação de R$ 2,65 trilhões, um novo patamar recorde para este mercado. 

publicidade

A realidade é que, há tempos, o cartão de crédito já se consolidou como uma das principais linhas de crédito da atualidade. Enquanto isso, o Pix segue com recordes sucessivos de crescimento, já sendo uma das modalidades mais aderidas pela população no geral. 

Diante de tantas possibilidades e novidades, não é uma surpresa quando se cogita o fim das máquinas de cartão. Porém, especialistas enxergam que a evolução que vem acontecendo é inclusiva, dando novas oportunidades e complementando a tecnologia de formas de pagamento. Portanto, não deve ser uma substituição por parte dos smartphones.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar