Sons do espaço: NASA registra o estrondo de um asteroide colidindo com a superfície de Marte; ouça

Rodrigo Pscheidt

21 de setembro de 2022

Há muita coisa acontecendo no espaço o tempo todo. Mas nem tudo consegue ser documentado. Por exemplo: você já parou para pensar em qual é o som de um asteroide colidindo com um planeta? A NASA divulgou um exemplo captado em Marte.

publicidade

Fonte: Unsplash

A sonda InSight Mars Lander, que está na superfície de Marte desde 2018, conseguiu registar este acontecimento. Segundo a NASA, foi a primeira vez que um equipamento conseguiu registrar o impacto de um meteorito em um planeta. O evento ocorreu em 5 de setembro de 2021, mas só agora foi divulgado.

É possível ouvir o som do asteroide atravessando a atmosfera pouco antes da colisão. Com o impacto, o asteroide se divide em três partes, que deram origem a pelo menos três novas crateras na superfície do planeta vermelho.

Sem mais delongas, aumente o som e confira o vídeo abaixo, publicado no canal oficial do NASA Jet Propulsion Laboratory:

publicidade

Curiosidades espaciais

A atmosfera do Planeta Vermelho é muito mais fina que a da Terra. Por isso, nosso vizinho é muito mais atingido por asteroides. Nossa atmosfera faz boa parte dos asteroides “se esfarelarem” durante a passagem. Em Marte, boa parte deles passa intacta.

O vídeo traz muitas outras informações interessantes sobre o assunto. Por exemplo, você sabia que um asteroide com menos de um quilômetro de extensão é chamado de meteoroide?

Outra curiosidade: depois que o corpo celeste toca o chão, ele passa a ser chamado de meteorito. Neste caso específico, a queda de um meteoroide resultou em três meteoritos.

Reparou como há um som de “bloop” que parece quase de água? Segundo a NASA, isso é por conta de um efeito atmosférico bem peculiar. O que acontece é que o som grave do impacto chega antes do som agudo.

“Após o pôr do sol, a atmosfera retém u pouco do calor acumulado durante o dia. As ondas sonoras, por sua vez, viajam através dessa atmosfera aquecida em diferentes velocidades, de acordo com sua frequência. Como resultado, os sons graves chegam antes dos agudos”, explica a NASA.

Como o impacto ocorreu em algum ponto entre 85 e 290 quilômetros de onde a sonda InSight está localizada, as ondas sonoras viajaram bastante – e as frequências graves chegaram antes das agudas.

Por que estudar Marte é importante?

Não é de hoje que nossos cientistas tentam entender melhor o planeta vermelho. Ou seja, os dados sísmicos registrados pela InSight fornecem muitas pistas que ajudarão a estudar diversos aspectos geológicos de Marte.

Conhecer melhor a geologia marciana pode ajudar a entender, por exemplo, a periodicidade de certos eventos sísmicos.

Na prática, se a humanidade tem planos de colonizar Marte um dia, entender mais sobre o planeta é fundamental. Nessas horas, toda informação é relevante.

Com informações: NASA

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Rodrigo Pscheidt
Escrito por

Rodrigo Pscheidt