Sony cria inteligência artificial que vence gamers profissionais

A Sony, em parceria com a Polyphony Digital, desenvolveu o Gran Turismo Sophy (GT Sophy) – um agente baseado em Inteligência Artificial (IA) treinado para tornar o jogo de simulação de corrida GT Sport para PlayStation 4 mais realista.

publicidade

Leia também: Ainda vale a pena comprar um PlayStation 4 em 2022?

A empresa disse que a IA foi desenvolvida usando sua nova plataforma de aprendizado de reforço profundo. Assim, a equipe de pesquisa ensinou seu agente de IA a controlar um carro de corrida digital dentro da estrutura do jogo GT, ajudando Sophy a entender a dinâmica e as capacidades do veículo – bem como táticas de corrida como deslizamento, passagem e bloqueio ultrapassagens e etiqueta básica de pista.

As habilidades da inteligência artificial surpreendem

As habilidades dominadas pelo GT Sophy incluem a capacidade de controlar um carro de corrida, como saber os pontos para acelerar e frear, entender as táticas de corrida, como usar passes de deslizamento, bloqueio e cruzamentos, bem como etiqueta, como evitar falhas colisões e respeitando as linhas de condução do adversário.

publicidade

As capacidades do GT Sophy foram testadas contra quatro dos melhores pilotos de GT do mundo em dois eventos, disse a Sony AI. A tecnologia acabou derrotando os jogadores, o que não é uma novidade no mundo gamers, em jogos como o Dota 2, já houveram experiências iguais onde a IA saiu vencedora nos duelos contra os melhores jogadores.

Ao fazer melhorias no agente com base nos resultados da primeira corrida, a GT Sophy superou os melhores pilotos humanos de GT nas corridas de contra-relógio e em uma corrida no formato do Gran Turismo Championships certificado pela FIA para o segundo evento”, disse a empresa em seu comunicado. local na rede Internet.

Leia também: Os principais lançamentos de jogos em fevereiro de 2022

A Sony AI disse que também tem planos de trabalhar com a Polyphony Digital para explorar como integrar o GT Sophy em futuros lançamentos da série.

publicidade

“O Gran Turismo Sophy é um desenvolvimento significativo em IA cujo objetivo não é simplesmente ser melhor que os jogadores humanos, mas oferecer aos jogadores um oponente estimulante. […] Além de fazer contribuições para a comunidade de jogos, acreditamos que este avanço apresenta novas oportunidades em áreas como corridas autônomas, direção autônoma, robótica de alta velocidade e controle”, disse Hiroaki, CEO da Sony AI.

Avanços devem continuar chegando na Sony

O mais recente desenvolvimento tecnológico ocorre logo após a Sony anunciar a aquisição da desenvolvedora de videogames Bungie por US$ 3,6 bilhões. A Bungie está por trás de títulos extremamente populares, como a  série Destiny.

O presidente, presidente e CEO da Sony Group Corporation, Kenichiro Yoshida, disse que planeja “utilizar a diversificada gama de ativos de entretenimento e tecnologia do Sony Group para apoiar a evolução da Bungie e sua capacidade de criar mundos icônicos; em várias plataformas e mídias”.

Leia também: Disney Speedstorm: Jogo gratuito traz Mickey em estilo Mario Kart

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar