Spotify, Wikipédia e Discord fora do ar: apps sofrem maré de instabilidade

Spotify, Wikipédia e Discord tiveram seus sistemas fora do ar e estão instáveis desde a última terça-feira (8). Ao mesmo tempo, o serviço de armazenamento em nuvem Google Cloud, registrou reclamações de instabilidade por parte de consumidores. O motivo para as quedas simultâneas ainda é um mistério.

publicidade
Spotify, Wikipédia e Discord: sistemas fora do ar na terça-feira (8)
sistemas fora do ar (Imagem: Spotify | Reprodução)

Spotify, Wikipédia e Discord fora do ar em várias partes do mundo

Spotify

Os perfis foram desconectados  de suas contas no aplicativo e, quando os usuários tentaram logar novamente, encontraram a seguinte mensagem de erro: “Algo deu errado. Recarregue esta página ou tente de novo mais tarde. Pode levar um tempo até que tudo volte a funcionar normalmente”.

 “O app deslogou da minha conta inesperadamente enquanto tocava uma música e não loga novamente”, reclamou um usuário no Twiter. “Meu app deslogou automaticamente e não consigo logar na minha conta novamente”, afirma outro.

publicidade

Cerca de 1 hora depois, por volta das 17h, o Spotify forneceu e-mails com links para efetuarem logins. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O app reconheceu a instabilidade e comunicou que “as coisas estavam parecendo melhores” e caso alguém ainda não conseguisse fazer o login, deveria falar com a equipe de suporte.

Discord

A plataforma começou a apresentar falhas em torno das 15h20, onde usuários brasileiros e americanos reclamaram do site ficar fora do ar. O Discord comunicou que o serviço foi restabelecido por volta das 17h.

publicidade

“O Discord voltou a funcionar para mensagens, chamadas e streams. A equipe on-call de engenharia continua a investigar o principal motivo deste problema. Acionamos nossos parceiros e estamos preparando contingências para restabelecer o serviço“, disse a plataforma.

Spotify, Wikipédia e Discord: sistemas fora do ar na terça-feira (8)
Imagem: Ella Don | Unsplash

Wikipédia

Outro site que sofreu instabilidade por volta das 15h foi a Wikipédia, registrando mais de 5000 notificações de erro nos Estados Unidos.

A Wikimedia, empresa que mantém o site, confirmou a instabilidade em algumas regiões do planeta. Segundo a empresa, a equipe de “Engenharia de Confiabilidade”, responsável pelos servidores, restaurou o acesso e está monitorando em busca de possíveis falhas. 

publicidade

Google Cloud

O Google Cloud apenas comunicou que a instabilidade afetou um “pequeno número de clientes” que usam servidores”us-east1″, localizados nos Estados Unidos. 

Segundo a empresa, o problema ocorreu devido uma atualização recente e precisou ser desfeita até o momento.

“Identificamos uma causa provável e publicaremos um relatório de incidente nos próximos dias”, publicou o Google Cloud.

Downdetector recebe inúmeras reclamações

O Downdetector, site que coleta notificações sobre o status dos serviços de várias fontes, recebeu diversas reclamações enquanto os sistemas estiveram foram do ar. Confira os números:

  • Spotify: 6.299
  • Discord: 2.000 no Brasil e 67.000 nos Estados Unidos
  • Wipédia: 5.000

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar