Tem como cancelar um PIX?

Se você ainda não sabe como cancelar um PIX, saiba que o cancelamento é possível apenas em uma situação específica. Vem que o Bit Ensina vai te mostrar como resolver esse problema.

publicidade
Tem como cancelar um PIX?
Tem como cancelar um PIX? (Imagem: Pexels)

Vantagens do PIX

O PIX chegou para revolucionar as transações financeiras. Por isso, ele possui diversas vantagens como:

  • Transferência em tempo real;
  • Pagamento em tempo real;
  • O PIX é realizado via celular;
  • Você pode usar o PIX de três formas diferentes, como: Leitura do QR CODE, chaves e dados pessoais;
  • Pode ser utilizado todos os dias da semana, incluindo feriados;
  • Poderá ser utilizado a qualquer hora, até mesmo pela madrugada (porém nesse horário existe um limite do valor a ser transferido).
publicidade
Tem como cancelar um PIX?
Imagem: Pexels

“O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga”.

Fonte: bcb.gpv.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

 

Está prestes a fazer uma transação financeira via PIX, mas infelizmente errou os dados do recebedor? Saiba que tem como cancelar um PIX sem nenhum estresse!

publicidade

Curiosidade: As transferências do PIX levam no máximo um tempo de dez segundos para serem realizadas.

Tem como cancelar um PIX?

Se você precisou transferir um dinheiro pelo PIX, mascometeu um erro, saiba que tem como cancelar um PIX em uma única hipótese.

Não importa qual a instituição bancária que o usuário utiliza, se o mesmo fornecer uma chave errada ou CPF do destinatário incorreto, ele poderá salvar a sua transferência. No entanto, esse recurso só é possível se o mesmo não concluiu o envio do dinheiro pelo PIX.

Tem como cancelar um PIX?
Imagem: Pexels
publicidade

Atenção: Só é possível cancelar um PIX é não estiver realizando o seu envio, fique atento!

Enviei PIX errado. O que eu faço agora?

A forma mais simples para evitar enviar o PIX para outra pessoa, ou seja, para a pessoa errada, é analisando as informações antes do envio. Não ignore essa dica!

No momento que o usuário realizar a transação, o mesmo deve analisar todos os dados do destinatário. Nesse momento análise:

  • Para qual instituição bancária você está transferindo;
  • Observe qual é a agência e a conta;
  • Nome da pessoa que irá receber o dinheiro;
  • CPF da pessoa no qual o dinheiro está sendo transferido.

Faça essa análise minuciosa todas as vezes que for utilizar o PIX, assim, você evita perder o dinheiro enviando para a pessoa errada. Se o envio for concluído de forma incorreta, você não pode mais voltar atrás.

 

Veja o que fazer ao enviar um Pix errado

Você não conferiu com calma os dados do destinatário da transação PIX e agora percebeu que acabou enviando o seu dinheiro para outra pessoa?! Calma, esse erro é mais comum do que você imagina.

A grande sugestão que podemos te dar nessa situação é negociar o retorno do seu dinheiro com a pessoa que o recebeu, confira as dicas:

  • Negociação do retorno do PIX: Sim, é possível negociar o retorno do PIX para a pessoa que o recebeu;
  • Você pode analisar o extrato da sua conta e ver qual é os dados de quem recebeu o seu PIX, assim, poderá solicitar o reembolso do valor;
  • A depender da instituição financeira que você utiliza, é possível entrar em contato com o recebedor.
Imagem: Pexels

Não são todas as pessoas que têm o bom senso de devolver um PIX que recebeu aleatoriamente, por isso, é importante entrar em contato com a pessoa. Se ela não devolver, você tem o direito de fazer uma queixa na polícia.

Se você conhece quem recebeu o seu PIX por engano, então, fica mais fácil conversar com a pessoa e pedir  o retorno do dinheiro.

Uma forma simples de fazer isso acontecer é pedindo para a pessoa te enviar um PIX com o valor exato da transferência errada, assim, você terá de volta o dinheiro.

 

O banco deve retornar o PIX enviado por engano?

Se você pensa que o seu banco tem a obrigação de retornar o PIX que enviou por engano, entenda que não é responsabilidade dele.

O PIX está sob o seu controle. Então, o banco não consegue interferir nas suas transferências e retornar o dinheiro enviado por engano. Sim, você pode procurar o gerente e pedir um direcionamento, mas ele não pode interferir em nada.

Sabendo disso, todo o cuidado é pouco na hora de transferir um PIX. Então, analise todas as informações do destinatário antes de enviar o valor.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar