Tendências tecnológicas que devem impactar o ano de 2023

Equipe Bitmag

1 de fevereiro de 2023

Muitas pessoas esperam que 2023 traga uma sensação renovada de vitalidade – e talvez até otimismo – no setor digital, à medida que “o novo normal” evolui mais uma vez após as inúmeras reviravoltas de 2022.

publicidade

O ano de 2023 sem dúvida demonstrará, pelo menos, que nada na tecnologia permanece o mesmo por muito tempo.

À medida que as empresas de tecnologia se ajustam a um mundo onde a incerteza econômica é um fator importante, os mercados continuarão a passar por mudanças significativas. No entanto, muitas áreas parecem continuar avançando em alta velocidade, com poucos sinais de desaceleração.

Quais tecnologias estão ganhando mais força? Quais são as tendências mais importantes para as quais os líderes empresariais devem estar preparados? Confira algumas das tendências tecnológicas essenciais que você deve seguir em 2023.

publicidade

Unindo o mundo digital e físico

Imagem: Alamy

A lacuna entre os mundos digital e real já está começando a se diluir e, em 2023, essa tendência só aumentará. Esta união consiste em duas partes: impressão 3D e simulações digitais.

É possível testar novos conceitos em um ambiente digital seguro, simulando operações, processos ou produtos do mundo real em um ambiente virtual.

Designers e engenheiros estão simulando objetos do mundo real digitalmente para que possam testá-los em todos os cenários sem incorrer nos altos gastos de experimentos no mundo real.

Veremos ainda mais simulações digitais em 2023, em tudo, desde assistência médica precisa a máquinas, automóveis e fábricas.

Os engenheiros podem fazer ajustes e alterar componentes depois de testá-los no ambiente virtual antes de empregar a tecnologia de impressão 3D para produzi-los no mundo real.

Por exemplo, as equipes de Fórmula 1 agora coletam informações sobre as temperaturas das pistas e as condições climáticas, bem como dados de sensores que são fornecidos durante as corridas para ver como os carros mudam.

Em seguida, eles executam cenários para fazer modificações rápidas no projeto usando simulações digitais dos motores e peças do carro usando dados dos sensores.

A indústria dos jogos é outro bom exemplo de como as simulações vêm sendo melhoradas ao longo dos anos e promete ainda mais realismo nos próximos, principalmente no mercado mobile.

Sabendo do aumento voluptuoso de usuários que utilizam smartphones para jogar, empresas como a Partypoker vêm investindo em seu aplicativo de poker para mobile. E para isso, os engenheiros de software trabalharam nos gráficos para que eles ficassem mais realísticos e na rapidez dos movimentos, espelhando de fato uma partida ao vivo.

Inteligência artificial por todos os lados

Imagem: Getty Images

A inteligência artificial começará a se tornar realidade nas empresas em 2023. Qualquer empresa poderá aproveitar a capacidade da IA sem código para desenvolver produtos e serviços mais inteligentes graças às interfaces cada vez mais simples da tecnologia.

Em 2023, compras e entregas autônomas e sem contato serão cada vez mais populares. A IA simplificará a compra e entrega de bens e serviços para os consumidores.

Quase todos os empregos e todas as funções de negócios em todos os setores se beneficiarão da IA. As tendências de conveniência se tornarão comuns à medida que mais lojas implementarem IA para lidar e automatizar os intrincados procedimentos de gerenciamento de estoque que ocorrem nos bastidores.

Os mais novos programas de entrega autônoma que os varejistas estão testando e implementando também serão alimentados por IA, e cada vez mais funcionários do varejo precisarão se acostumar a interagir com as máquinas para realizar seus trabalhos.

Progresso na Web3

Imagem: iStock

Além disso, 2023 verá um grande avanço na tecnologia blockchain, à medida que as empresas produzem bens e serviços mais descentralizados.

Atualmente, armazenamos tudo na nuvem, por exemplo, mas se descentralizarmos o armazenamento de dados e criptografarmos esses dados usando blockchains, nossas informações não apenas estarão mais seguras, mas também terão métodos inovadores de acesso e análise.

No próximo ano, os tokens não fungíveis (NFTs) serão mais fáceis de usar e mais úteis. Por exemplo, ingressos para shows NFT podem permitir acesso a atividades e artefatos nos bastidores. Os NFTs podem representar os contratos que celebramos com terceiros ou podem ser as chaves que usamos para interagir com muitos dos bens e serviços digitais que compramos.

Progresso nas tecnologias sustentáveis

Imagem: Shutterstock

Parar as emissões de carbono para que possamos enfrentar a catástrofe do aquecimento global é um dos maiores desafios que o mundo enfrenta agora.

O hidrogênio verde, uma nova fonte de energia de queima limpa com quase nenhuma emissão de gases de efeito estufa, continuará avançando em 2023.

O primeiro gasoduto verde significativo está sendo construído a partir de parques eólicos no Mar do Norte pela Shell e RWE, duas importantes empresas de energia europeias.

A criação de sistemas descentralizados de energia também avançará. Usando esse modelo, a geração de energia distribuída cria uma rede de pequenos produtores e armazenamento de energia que são colocados em bairros ou residências individuais, permitindo que funcionem mesmo quando a rede principal estiver inoperante. 

Atualmente, grandes corporações de gás e energia controlam a maioria do mercado global de energia, mas programas descentralizados de energia têm o potencial de democratizar a energia enquanto reduzem as emissões de carbono.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Equipe Bitmag
Escrito por

Equipe Bitmag