TikTok é o inimigo! Facebook e Instagram fazem atualizações para “segurar” criadores

Mariana Souza

22 de junho de 2022

O Meta, em nome do Instagram e Facebook, está fazendo de tudo para que criadores e influenciadores fiquem cada vez mais longes de plataformas como o TikTok. Confira as novidades mais do que atrativas.

publicidade
Reels ganha pacote de novidades no Instagram e no Facebook

Reels ganha pacote de novidades no Instagram e no Facebook

Mais dinheiro para o criador no Facebook e Instagram 

Em post publicado ontem (21), pelo CEO do Meta, Mark Zuckerberg anunciou uma série de atualizações de monetização para Facebook e Instagram. 

Dentre as mudanças, os criadores ganharão mais dinheiro nas plataformas através de assinaturas de fãs, eventos pagos, credenciais e outros métodos. Essas e outras atualizações são tentativas de afastar cada vez mais estes criadores de conteúdo do TikTok, por exemplo.

Com os novos recursos, os criadores do Facebook e Instagram teriam assinantes, podendo dar-lhes acesso a grupos privados restritos, segundo o comunicado. 

publicidade

Zuckerberg colocou na publicação: “estamos caminhando para um futuro em que mais pessoas podem fazer o trabalho criativo de que gostam, e quero que plataformas como a nossa desempenhem um papel para isso acontecer”. 

O Reels terá um programa de “bônus” e  os criadores poderão monetizar vídeos do Instagram postados no Facebook. O Reels é a principal ferramenta que o Meta está investindo para bater de frente com o TikTok.

Facebook Stars 

Zuckerberg diz que o Facebook Stars, um método de gorjeta (valor adicional) do Facebook, também estará disponível para todos os criadores qualificados: “Estamos disponibilizando para todos os criadores qualificados, permitindo que mais pessoas possam começar a ganhar com seus Reels ou transmissão ao vivo”. 

Outros recursos apontados pelo CEO do Meta são o “marketplace do criador de conteúdo”, onde estes encontram as marcas e vice-versa (algo parecido que já existe no TikTok) e podem compartilhar oportunidades. 

Além disso, o mercado de NFTs promete chegar nas plataformas do Meta. Mark Zuckerberg anunciou querer uma ferramenta no Instagram em que artistas e criadores de conteúdo exponham e vendam as suas NFTs. 

Essa ideia terá início nos Estados Unidos em uma ferramenta do Facebook, mas que pode ser exportada para outros países. 

O Meta tem apostado firmemente nas produções de vídeos curtos e até lançou a plataforma para o Facebook tentando reanimar a rede social para pessoas mais jovens.

O TikTok já é considerada a terceira maior rede social do mundo, atrás apenas, justamente, do Facebook e do Instagram. Mark Zuckerberg ainda tem muito a trabalhar para conseguir voltar à hegemonia dos criadores de conteúdo. 

Além disso,  o Instagram está tendo alguns problemas de atualizações e os próprios influenciadores e criadores de conteúdo sentem com isso. 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza