TikTok Lite: conheça a versão indicada para celulares de baixa performance

O TikTok é um aplicativo de rede social voltado para o compartilhamento de vídeos curtos, uma abordagem única de conteúdo que fez e ainda faz sucesso. O que passa despercebido pela cabeça de muita gente é que além da versão normal, o TikTok também tem um aplicativo secundário, chamado TikTok Lite.

publicidade

A versão alternativa do aplicativo é destinada principalmente a celulares mais modestos, que contam com pouco espaço e armazenamento.

Por mais estranho que pareça, ter uma versão “Lite” do seu aplicativo é uma ocorrência comum entre redes sociais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

publicidade

Propósito do TikTok Lite

Como o foco principal da versão Lite do TikTok é economizar espaço, até o tamanho do arquivo de instalação é reduzido.

Enquanto o app do TikTok exige um mínimo de 74Mb de espaço de armazenamento livre para ser instalado, o Lite pede pouco menos de 9Mb.

Mesmo assim, a versão reduzida do aplicativo promete uma experiência quase idêntica à encontrada na versão normal. Nela você também vai poder curtir o conteúdo da plataforma com uma interface parecida.

O que não dá para negar é o fato de o TikTok Lite ser um pouco mais lento, principalmente na hora de assistir vídeos, já que ele não faz o pré-carregamento de vídeos como a versão tradicional.

publicidade

O TikTok Lite foca no básico, entregar uma boa e fiel experiência ao usuário, enquanto reduz ao máximo o gasto de recursos. Sendo assim, tem muita coisa que você pode acabar sentindo falta ou estranhando.

Logo de cara, o visual de ambos são parecidos, mas o Lite é mais simplificado. Isso se dá ao fato de que a redução excessiva no tamanho do aplicativo é consequência da extração de várias das ferramentas presentes no app.

Resumindo, o TikTok Lite é um player de vídeo basicamente, o aplicativo nem possui ferramentas para a criação de vídeos.

Mas, isso pode ser consertado facilmente ao clicar no botão “+”, que força o download do pacote necessário para esta finalidade.

publicidade

Qual o público e como baixar?

Embora o intuito da versão básica seja melhorar o desempenho do aplicativo em aparelhos com recursos limitados, o desempenho dele não é dos melhores. Porém, cumpre o papel de rodar bem em dispositivos com pouca memória RAM e espaço de armazenamento.

Após tantas modificações, basicamente existem dois grupos de pessoas que podem tirar vantagem do TikTok Lite:  pessoas com celulares mais antigos e fracos e outras que não vão produzir conteúdo.

Infelizmente, parece não existir uma versão do aplicativo para iOS, mas usuários do Android podem encontrar o aplicativo no Google Play Store ao pesquisar por “tiktok lite”.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar