Título de eleitor online: aprenda como tirar

O prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para tirar o título de eleitor e poder votar nas eleições deste ano, é até esta quarta-feira (4), nos cartórios eleitorais ou através da internet. E mesmo sendo possível fazer o procedimento diretamente nos cartórios você pode também utilizar a internet. Veja aqui como fazer o Título de eleitor online!

publicidade
Título de eleitor online
Título de eleitor online (Imagem: Reprodução / Justiça Eleitoral)

O número de pessoas aptas a votar aumentou bastante nesses últimos meses com as campanhas de incentivo para que jovens de 16 e 17 anos tirassem o título. Mas, as eleições já estão na porta e essa é a última chance para quem não tem fazer seu Título de eleitor e participar das votações que ocorrerão no dia 2 de outubro (o primeiro turno). 

Como tirar o Título de eleitor online através do Título Net

O Título Net é a plataforma online da Justiça Eleitoral responsável pela emissão dos títulos eleitorais, transferências de domicílio e revisão de dados do cadastro, inclusive a alteração do local de votação justificada.

publicidade

Para iniciar o processo e fazer o pedido da primeira via do seu título você deve, antes de mais nada, ter a disposição a documentação necessária em formato digital, já que será necessário enviar os arquivos:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

  • Foto segurando um documento (fotografia do requerente exibindo, ao lado de sua face, o documento oficial de identificação);
  • Documento oficial BRASILEIRO de identificação (carteira de identidade, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal ou passaporte). Documentos que não possuírem todos os dados necessários para qualificação do interessado, tais como data de nascimento, filiação, naturalidade e nacionalidade, dentre outros, somente serão aceitos se acompanhados de outro documento que possibilite sua individualização no cadastro;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Certificado de quitação de serviço militar (para homens, no ano em que completam 19 anos).

    *Informações retiradas do site oficial!

Depois disso, siga os passos abaixo:

publicidade
  1. Acesse o TítuloNet;
  2. Selecione o seu estado (UF) e clique em próximo;
  3. Nessa tela seguinte é listado os documentos necessários (já mencionados acima). Basta verificar que já tem tudo e clicar em próximo;
  4. Selecione a opção “título de eleitor”, marque a opção “não tenho” e complete os demais dados conforme o que consta nos seus documentos.
  5. Nessa próxima tela você deverá preencher mais uma série de campos (CPF, email, estado civil, etc.) e por fim selecionar os arquivos segundo o que é pedido (alguns deles são obrigatórios, mas outros não).

Os documentos, junto com as informações preenchidas, serão enviados para a Justiça Eleitoral, onde serão verificados e passados para um cartório eleitoral. Todo o processo pode ser acompanhado pelo site.

E aí? Conseguiu fazer o seu a tempo? Comenta aí se esse artigo foi útil para você!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar