Vai rolar censura do Facebook? Meta pode bloquear notícias em famoso país, confira
Será o Facebook a próxima ferramenta de censura no Canadá? Se você está com esta dúvidas, nós vamos esclarecê-la agora!
Será que estamos diante dos últimos momentos de liberdade de expressão na internet? A resposta é simples, não. E o Facebook, na verdade, está em uma luta para decidir se continuará permitindo a circulação de notícias pela rede, no Canadá. Mas isso não tem relação alguma com censura, entenda melhor a seguir.
O que está acontecendo com o Facebook no Canadá?
É verdade que o Facebook está cogitando proibir a circulação de notícias no Canadá, mas a motivação decorre de uma decisão do próprio país. O governo canadense quer aprovar uma legislação que obriga a Meta a pagar as agências de notícias que publicam na rede social. Em seu blog, a empresa fez uma publicação preocupada frente a esta legislação.
Um dos pontos destacados foi referente à reunião para decidir o futuro da legislação, que contou com testemunhas, mas não chamou nenhum representante da Meta. De maneira direta, mostrando desaprovação com a proposta do Canada, a empresa disse:
“Acreditamos que a Lei de Notícias Online deturpa a relação entre plataformas e editores de notícias, e pedimos para o governo repensar sua abordagem para ajudar a criar uma indústria de notícias mais justa e sustentável a longo prazo.”
Faz isso não, Canadá, pensa direito aí…
É interessante notar o tom da publicação em que a Meta parece realmente preocupada com a decisão do país. Contudo, dá para entender Mark Zuckerberg depois de um ano de muitos gastos, perdas, e poucos retornos. Na publicação, a empresa confirma a importância do país para o Facebook, que contribui com mais de 20 milhões de usuários.
Um destaque importante é que a Meta foi bem precisa ao anunciar que não haverá um bloqueio do Facebook. A única atitude seria proibir a publicação de notícias em sua rede. Assim, ela deixou bem claro que deixa de ter mais conteúdo em circulação, mas não paga um dólar para as agências de notícia.
No final do texto ficou expresso como a empresa não gostou da decisão, afirmando que:
“Diante de uma legislação adversa que se baseia em falsas suposições e desafiam a lógica de como o Facebook funciona, sentimos que é importante sermos transparentes sobre a possibilidade de [não] permitir o compartilhamento de conteúdo de notícias no Canadá”.
Além disso, a empresa também pediu para o governo repensar e enviar outra proposta. Dessa vez, uma resposta de “apoio ao jornalismo […] que seja baseado em fatos e reflita os interesses não apenas de um pequeno punhado de editoras tradicionais”. Assim, se alguém estava pensando em colocar a mão no dinheiro do Mark, sem dúvidas, não vai rolar.
Com informações: Facebook, The Verge
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui