Veja como será o futuro sem senhas para a Apple; Passkey surpreende com o seu alcance

Hugo Cruz

9 de agosto de 2022

A Apple está dando passos largos em direção ao seu futuro sem senhas, o famoso “passwordless” que ela e empresas como o Google vem planejando já há algum tempo. A sua mais nova ferramenta para alcançar esse futuro maravilhoso onde não será necessário se preocupar com senhas é o Passkey. Veja o que é e entenda como a tecnologia funciona!

publicidade
Passkey

Apple Passkey (Imagem: Reprodução / Apple)

O que é Passkey?

Passkey é a nova implementação da Apple de um sistema que serve para substituir a maneira como usamos as senhas hoje em dia.

Basicamente, se trata de um serviço de autenticação digital com chaves únicas, mas bem mais seguro do que gerenciadores de senhas tradicionais, que guardam suas senhas em seus servidores.

As senhas são fundamentais para proteger tudo o que fazemos online hoje, do que comunicamos a todas as nossas finanças”, disse Kurt Knight, diretor sênior de marketing de produtos de plataforma da Apple. “Mas eles também são um dos maiores vetores de ataque e vulnerabilidades de segurança que os usuários enfrentam hoje.

publicidade

Por ficarem salvas no seu próprio dispositivo, é quase impossível de serem hackeadas e como não tem uma maneira de fazer o compartilhamento delas, ninguém mais vai ter acesso.

Recurso está chegando para todos

A tecnologia da Apple está vindo principalmente como parte do iOS 16 e macOS Ventura, os novos sistemas operacionais (OS) da empresa, que estarão mais seguros do que nunca.

Mesmo assim, a Apple afirma que o Passkey estará disponível em dispositivos Android e computadores com o Windows.

A empresa nada disse sobre sistemas operacionais baseados em Linux.

Considerando que a autenticação para dispositivos que não são da empresa é feita utilizando dispositivos iOS como uma espécie de chave, é provável que ele funcione nos Linux.

Usando a Passkey

A partir de agora, ao navegar em sites nos quais o Passkey esteja habilitado, os usuários de iPhone ou iPad usando o iOS 16, pessoas com computadores rodando o macOS Ventura, poderão usar o Touch ID ou o Face ID do dispositivo no lugar das senhas tradicionais.

Já para usar o Passkey em aparelhos que não são da Apple, será necessário escanear um QR Code.

Suporte à nova tecnologia

No momento, a lista de serviços que utilizam o Passkey é bem pequena, mas a Apple garante que essa situação irá mudar uma vez que os seus novos sistemas operacionais forem disponibilizados publicamente.

Até lá, você já pode testar o recurso nos seguintes aplicativos e websites:

  • Best Buy;
  • Carnival;
  • Cloudflare;
  • eBay;
  • Microsoft;
  • Nvidia;
  • PayPal.

As Passkeys são extremamente seguras e utilizam um sistema de chave de criptografia dupla: uma pública usada nos aplicativos e sites, e uma privada que fica guardada em seu dispositivo, usada para ativar a pública.

Isso faz com que ataques de phishing, por exemplo, se tornem ineficazes contra a segurança, já que a chave privada nunca é exposta.

Agora o que nos resta é esperar pelas alternativas que as outras devem trazer em breve. Eu estou particularmente interessado no que o Google vai fazer, já que a solução da Apple deve ficar disponível para usuários de smartphones Android.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.