Você conhece o atual malware mais perigoso do mundo? Entenda um pouco sobre o Emotet

Moyses Batista

12 de agosto de 2022

Com um legado de longa-data o Emotet ainda tem o título de malware mais danoso em atividade. A boa notícia é que em Julho de 2022, ele pareceu tirar umas férias, já que apresentou redução de cerca de 50% em sua procura. Os dados são da Check Point Research (CPR), líder global em soluções de segurança cibernética.

publicidade
fornecedor líder global de soluções de segurança cibernética

fornecedor líder global de soluções de segurança cibernética – Imagem: Reprodução/Pexels

O que é o Emotet e qual seu impacto hoje?

Este nome pode não ser tão famoso, mas sem dúvida, você já ouviu falar em “trojan“, o vulgo cavalo de troia. De todo modo, anos de desenvolvimento fizeram o clássico trojan ficar praticamente inofensivo.

Porém, anos de evolução nos levaram ao Emotet, um malware da mesma família, porém mais avançado.

Atualmente o Emotet tem um impacto global de 7%, não é por menos que ataques bem-sucedidos são destrutivos e podem custar milhões.

publicidade

Sobre a ameaça e maneira de agir do malware, a vice-presidente de pesquisa da Check Point Software, Maya Horowitz disse:

“Este botnet evolui continuamente para manter sua persistência e evasão. Seus desenvolvimentos mais recentes incluem um módulo de roubo de cartão de crédito, o que significa que empresas e indivíduos devem ter cuidado extra ao fazer compras online.”

Qual é o objetivo do Emotet e como se proteger

Hoje o maior objetivo do Emotet é espalhar para outros malwares ou campanhas maliciosas, assim, ele tem o serviço de abrir o caminho. Desse modo, ele opera espalhando inúmeros e-mails de spam, muitos deles com links maliciosos carregados com outras ameaças.

No estágio atual, este tipo de Trojan está usando inúmeras técnicas persistentes de evasão que visam impedir a detecção do autor. Assim, o Emotet continua sendo um dos malwares mais destrutivos, pois, ele é um grande aliado para invadir sistemas e inserir o que quiser.

Existem algumas dicas que você pode seguir para se proteger, afinal, todos nós estamos expostos a este malware e muitas vezes nem percebemos.

Então, o primeiro passo é manter todos os módulos de segurança do Microsoft Windows ativos e atualizados.

Outro ponto é não clicar em links suspeitos, principalmente se eles vierem de e-mails com remetentes duvidosos. Atente-se também para quem te envia e-mails com documentos ou arquivos e, claro, nunca clique em um link da pasta de spam.

Mais dois pilares são: criar o hábito de utilizar senhas extremamente difíceis, o que te dará mais segurança. E por fim, o backup contínuo de arquivos importantes. Em caso de perda, você sempre terá uma cópia em segurança e não ficará vítima de hackers.

Fonte: Cybernews, globenewswire

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista