Você sabe o que é um serviço de VPN no celular? Conheça a proteção do momento

Atualmente, nós usamos smartphones para tudo, desde acessar a internet, a serviços bancários e trocas de mensagens. Isso faz com que tenhamos que nos preocupar cada vez mais com a nossa segurança, e aí muita gente recorre às famosas VPNs. Mas será que usar uma VPN no celular o torna mesmo mais seguro?

publicidade
VPN no celular
É necessário usar VPN no seu celular? (Imagem: Petter Lagson on Unsplash)

O segredo por trás das famosas Redes Privadas Virtuais (VPN)

Com o avanço tecnológico das últimas décadas, hoje nós temos smartphones que são tão poderosos quanto computadores de mesa tradicionais e alguns até mais.

Como consequência, passamos a realizar grande parte das tarefas em nossos dispositivos móveis, as mesmas tarefas que realizávamos nos nossos desktops.

publicidade

Isso significa que as mesmas preocupações que temos nos nossos computadores estão presentes nos smartphones, segurança e privacidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Enquanto os antivírus funcionam relativamente bem no dispositivo, ao navegar online nós ficamos completamente expostos.

É aí que as VPNs entram. Os serviços de rede privada têm duas utilidades básicas: servir como uma camada de proteção para sua conexão ao mascarar o seu IP e fazer a encriptação dos seus dados através de um túnel, bloqueando até mesmo o seu provedor de internet de registrar o que você faz online.

publicidade

Como as VPNs funcionam

Em conexões por VPN, todos os dados são protegidos em pacotes criptografados antes de sair do seu aparelho, sendo somente abertas quando chegam nos servidores do serviço de VPN.

A VPN, se conecta à internet para completar a sua requisição de conexão ou transferência de dados.

Assim que recebe todos os arquivos de resposta, a VPN empacota todos os dados e manda de volta para você e esses dados só serão abertos no seu dispositivo. É nesse processo simples que fica toda a segurança das VPNs:

  • Os servidores das VPNs é quem se conectam com a internet, assim é o IP (endereço de internet) deles que faz a conexão final, não deixando nenhum rastro seu;
  • Os dados encriptados transmitidos entre você e a VPN passam pelo provedor, mas ele não tem como saber o que é, já que está tudocriptografado.
publicidade

Quais os tipos existentes de serviços de VPN no celular?

Existem dois tipos de VPN que você pode utilizar no seu aparelho, as gratuitas e as pagas. Ambas têm seus pontos fortes e fracos.

Serviços de VPN pagos

As VPNs pagas, também conhecidas como premium, vem recheadas de serviços extras, como proteção contra malware, bloqueadores de anúncio e, o principal, políticas que impedem que eles registrem suas atividades.

Afinal, não faz sentido ter todo o trabalho de impedir que seu provedor rastreie suas atividades online se você vai deixar com que outro serviço faça o mesmo.

Outra vantagem das VPNs pagas é a quantidade de servidores que elas têm, o que garante conexões menos congestionadas e com velocidades superiores ao que pode ser encontrado nas gratuitas.

Serviços de VPN gratuitos

Partindo para os planos gratuitos, a única vantagem é o preço. Serviços de VPN premium geralmente não são tão caros, mas também não são completamente de graça.

Infelizmente, os serviços gratuitos vêm com várias limitações, incluindo limitações no tempo de uso. Normalmente, esses serviços apresentam uma cota mensal de horas de uso.

Isso significa que você vai acabar ficando exposto pelo resto do mês, assim que sua cota chegar no limite. Porém, pode ser uma boa ideia usar serviços de VPN gratuitos em determinadas ocasiões, onde você realmente precise da proteção extra por um prazo curto de tempo.

Você deveria usar um serviço de VPN no celular? Qual usar?

Essas duas questões só podem ser respondidas por você mesmo, já que elas dependem da sua necessidade.

No geral, usar um serviço de VPN é sim uma boa ideia, mesmo as VPNs gratuitas são melhores que VPN nenhuma. Mesmo assim, quando se trata de VPN, pagar por um bom serviço é uma maneira de ficar seguro, já que provavelmente seus dados vão ficar mais protegidos.

Em relação à qual usar, existem várias opções, cada uma com seus prós e contras, e é necessário fazer uma pesquisa mais profunda sobre o que cada uma delas pode te oferecer.

As principais do mercado devem servir para a maioria das pessoas, então dar uma pesquisada em nomes como NordVPN (Android / iOS) e ExpressVPN (Android / iOS) pode ser um bom lugar para começar.

E aí, para você, vale a pena usar uma VPN no celular? Deixe seu comentário aí embaixo!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar