Xiaomi x Huawei: qual a melhor marca em 2023?

Leandro Kovacs

13 de abril de 2023

As duas gigantes chinesas já estão há alguns anos competindo de forma efetiva por posições nos mercados mundiais de smartphones. Por esse motivo, muitos se perguntam que marca se sai melhor no confronto Xiaomi x Huawei em 2023. Vamos observar alguns pontos para entender melhor o cenário, mas é claro que ambas as marcas tem suas características que dão vantagens ou desvantagens sobre a adversária.

publicidade
Xiaomi x Huawei logos 2023

(imagem: Leandro Kovacs/Bit Magazine)

Xiaomi x Huawei: quem é quem?

Além das duas marcas serem originárias do mesmo país (China), elas também possuem diversas outras características que as aproximam. Em mesma intensidade, podemos encontrar muitas mais que fazem diferença no mercado competitivo.

Ambas as marcas não ficam limitadas a vender somente um tipo de produto. Seu foco está em tecnologias como smartphones, fones sem fio, smartwatches etc. Um comum traço delas e, dos produtos chineses, é a constante busca por preços competitivos, tornando seus produtos acessíveis e atraentes para o grande público. Abaixo, vamos entender um pouco melhor cada característica que une ou separa as concorrentes.

Xiaomi x Huawei: objetivos diferenciados

Esse talvez seja uma das maiores diferenças entre as empresas, seus objetivos de mercado e linha de expansão. Por exemplo, podemos dizer que os objetivos das duas empresas são bastante diferentes, tendo a Xiaomi concorrendo com grandes marcas (Samsung, Apple), através dos seus preços mais acessíveis ao público. Seria algo como uma concorrência direta por vendas unitárias de produtos. Por isso, a Xiaomi possui um imenso leque de produtos (smartphones) e outros que irão agradar aos mais variados estilos e públicos.

publicidade

A Huawei passa pela mesma linha da Xiaomi, mas não com o foco tão concentrado. Ela também é uma importante empresa no ramo de telecomunicações da Ásia. Com isso, seus objetivos não podem ficar restritos aos produtos, mas também em expandir e dominar a corrida tecnológica de telecomunicações para  a popularização do 5G.

Xiaomi x Huawei: características dos aparelhos

Design e experiência

  • Xiaomi: os smartphones da Xiaomi possuem telas encontradas nos celulares atuais, com bordas infinitas, alta definição, tecnologia e corpo sempre buscando a máxima funcionalidade dos aparelhos. Toda a sua interface de software foi projetada para a melhor experiência do usuário, com constantes atualizações;
  • Huawei: seu design também conta com muitas características modernas quando pensamos em telas. O seu grande problema, sem dúvidas e, apesar do seu design bonito, é a interface do usuário ineficiente, se comparada ao concorrente.

Câmeras

  • Xiaomi: aqui a história já muda de figura, principalmente pelo fato de a marca estar brigando com as concorrentes diretamente no quesito preço, historicamente as câmeras tem deixado a desejar frente aos adversários. Apesar dos recentes esforços para melhorar essa condição, a marca não tem modelos com câmeras no nível da Huawei, mas a expectativa é que isso mude em breve;
  • Huawei: na questão de câmeras, a marca está muito a frente da adversária. As câmeras dos celulares da Huawei concorrem com as do iPhone (conhecidas por sua qualidade) e possuem propriedades de colocar inveja. Em alguns modelos como o celular Huawei P30 Pro, por exemplo, a câmera possui lentes que chegam a permitir um zoom 10 vezes maior.

Preço

Não vou separar aqui, pois não faz muito sentido. Apesar do grande foco da Xiaomi ser em vender mais pelo menor preço, a Huawei não fica muito atrás. Nos modelos básicos e intermediários a diferença é pequena entre ambas as concorrentes. Não podemos negar que de uma forma geral, todos os produtos tecnológicos chineses buscam e alcançam esse objetivo quando querem atingir a maior fatia do público.

Somente é perceptível alguma diferença de preços nos produtos super premium de ambas as marcas. Nesse momento, aparelhos da Xiaomi topo de linha acabam sendo mais baratos do que os de mesma categoria da Huawei. Talvez seja até por conta da superioridade das câmeras, algo que torna os smartphones mais caros no geral.

Pós-venda

Se formos pensar em serviço pós-venda no Brasil, a Xiaomi também leva uma pequena vantagem por possuir lojas físicas em alguns estados e efetuar boas entregas diretamente no país. No site oficial da Huawei do Brasil tem uma parte para encontrar serviços autorizados, mas não estava funcionando muito bem quando fiz o texto.

Essas são algumas informações que podem te ajudar a saber quem vence o confronto Xiaomi x Huawei em 2023, como podemos ver, ambas as marcas têm características que “puxam a sardinha” para o seu lado, enquanto outras a fazem perder. Em questão de números, em 2023 parece que finalmente a Xiaomi passou a Huawei para assumir o terceiro lugar global como marca de smartphones, lembrando que ambas continuam atrás de Samsung e Apple.

 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Leandro Kovacs
Escrito por

Leandro Kovacs

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.