YouTube Music cria recurso para reconhecer música: Como usar

Kawane Licheski

6 de junho de 2024

O YouTube Music está inovando, e agora, trará um recurso que vai permitir reconhecer uma música. Quer saber como essa ferramenta vai funcionar? A gente te conta!

publicidade
YouTube Music banner
Fonte: Shutterstock

 

YouTube Music vai reconhecer música?

Atendendo à muitos pedidos, o YouTube inovou! A princípio, o YouTube Music está experimentando uma nova funcionalidade em seu aplicativo para Android, que permite aos usuários identificar músicas simplesmente cantarolando, assobiando ou tocando a melodia em um instrumento.

publicidade

Essa funcionalidade é similar ao Shazam, um aplicativo conhecido por identificar músicas a partir de trechos breves, que foi comprado pela Apple em 2018.

Aplicativo Shazam
Fonte: Shutterstock

 

A funcionalidade está disponível para um grupo limitado de usuários na versão 7.02 do YouTube Music para Android. Até o momento, a empresa não anunciou uma data específica para disponibilizar a ferramenta para todos os usuários.

➜ Como Funciona Chip Implantado no Cérebro feito por Elon Musk.

Mas afinal, como essa ferramenta funciona?

Inicialmente, você pode cantarolar, assobiar ou tocar uma melodia em um instrumento, como um violão, para iniciar uma busca no aplicativo.

Então, uma vez que a pesquisa é feita, o aplicativo mostra uma página de resultados em tela cheia que fornece detalhes completos sobre a música.

Isso inclui o nome da faixa, o artista, o álbum, o ano de lançamento, entre outras informações pertinentes. Bem legal e útil, né?

Como reconhecer músicas através do YouTube Music?

Para usar a função de reconhecimento de músicas no YouTube Music, simplesmente abra o aplicativo, vá até a página de busca e escolha a opção nova, que é representada por um ícone de onda sonora.

Siga o passo a passo abaixo e veja como é fácil:

Para identificar uma música usando o YouTube Music no Android, siga estes passos:

1. Primeiramente, abra o YouTube Music no seu dispositivo Android (caso a função esteja habilitada para você);
2. Em seguida, toque no ícone de lupa localizado no canto superior direito da tela;
3. Agora, selecione o ícone de onda sonora para ativar a função de reconhecimento;
4. Então, toque, cante ou cantarole a melodia da música que deseja identificar;
5. Enfim, verifique o resultado exibido após a busca por áudio.

YouTube Music tutorial
Fonte: Reprodução / Canaltech

 

Quais são as outras novidades do YouTube?

Similarmente, o YouTube Music está introduzindo mais novidades na plataforma, a fim de trazer mais assinantes.

Nesse contexto, uma atualização que inclui um novo feed para os usuários acompanharem as novidades de seus artistas favoritos.

Agora, um ícone de alerta, localizado no canto superior direito do aplicativo, centraliza informações sobre lançamentos e atividades das contas que o usuário segue, tornando mais acessível essas informações que anteriormente estavam mais ocultas na aba “Biblioteca”.

Vale ressaltar que esse novo feed de atividades, que lembra as notificações do YouTube, foi criado para melhorar a visibilidade e o engajamento com o conteúdo dos artistas seguidos.

Porém, além de atualizações, o feed também sugere novos artistas para seguir, com base nas preferências já inscritas pelo usuário.

Esta novidade está sendo distribuída de forma gradual para os usuários do YouTube Music em dispositivos Android e iOS.

Quanto custa assinar o YouTube Music?

Atualmente, o YouTube Music é um recurso disponível para assinantes da versão premium do aplicativo de vídeos. Ou seja, para ter acesso, é necessário pagar uma assinatura mensal.

YouTube Music
Fonte: Shutterstock

 

Hoje, é possível testar o app gratuitamente durante 30 dias. Após esse período, será cobrado um valor de R$ 21,90 por mês. Vale lembrar que além da função de reconhecer músicas, é possível assistir aos seus vídeos favoritos sem anúncios.

Viu só como é simples? Agora, já aproveita e compartilha esse artigo repleto de dicas com seus amigos. Por fim, não deixe de conferir outros conteúdos aqui no portal!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas e estudante de Jornalismo. Apaixonada por tecnologia, moda, beleza e cultura pop, há 2 anos fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.