A extinção de um oceano: em milhões de anos teremos uma surpresa, segundo estudiosos

Mariana Souza

17 de outubro de 2022

Ao longo da história do nosso planeta, os continentes tiveram diversas configurações até chegarmos à disposição que temos atualmente. Pesquisas mostram que nos próximos milhões de anos os continentes voltarão a ser um ‘supercontinente’.

publicidade
Amásia: novo supercontinente. (Imagem: Reprodução/National Science Review)

Amásia: novo supercontinente. (Imagem: Reprodução/National Science Review)

Um novo supercontinente irá surgir e oceanos desaparecerão

Caso a Terra sobreviva a catástrofes (humanas e naturais), de acordo com um estudo dos cientistas da Universidade Curtin, em Bentley, na Austrália, as placas tectônicas da Terra se unirão novamente para formar um novo supercontinente.

Isso já ocorreu uma vez há milhões de anos, tendo os supercontinentes chamados de Gondwana (cerca de 550 a 180 milhões) e Pangea (cerca de 335 a 200 milhões de anos atrás).

Estes locais foram cobertos pelos super oceanos que conhecemos hoje.

publicidade

Os pesquisadores trouxeram que, entre 200 e 300 milhões de anos, um novo supercontinente irá aparecer. Este resultado veio a partir de simulações e as Américas irão se mover para oeste até colidirem com a Austrália e a Ásia.

Nesta combinação, o Oceano Pacífico irá desaparecer, porque a Antártida irá se mover ao norte e se juntar às outras partes.

O novo supercontinente se chamará “Amásia” – e mesmo antes de ‘existir’, já traz sérias implicações para a Terra.

O artigo publicado pela National Science Review faz uma série de apontamentos, e a equipe executou a pesquisa por meio de modelagens geodinâmicas em 4D usando supercomputadores.

Em suma, o estudo aponta:

“Ao simular como as placas tectônicas da Terra devem evoluir usando um supercomputador, pudemos mostrar que em menos de 300 milhões de anos, é provável que seja o Oceano Pacífico que se fechará, permitindo a formação de Amasia, desmascarando algumas teorias científicas anteriores.”

O fim do oceano mais antigo da Terra

O Pacífico começou a se formar há 700 milhões de anos e foi o que restou do super oceano chamado de Pantalassa, que circundava a Pangeia. É considerado o oceano mais antigo e, pelos estudos, vem encolhendo desde a separação dos continentes.

O estudo foi considerado muito importante por apresentar como os próximos 200 anos da Terra irão se desenvolver por conta da aproximação dos continentes. Notaram haver um ‘ciclo’ entre estes supercontinentes de aproximadamente 600 milhões de anos, por esta razão, entre 200 e 300 milhões de anos eles irão se reunir novamente.

O estudo afirma:

“A Terra como a conhecemos será drasticamente diferente quando Amasia se formar. Espera-se que o nível do mar seja mais baixo, e o vasto interior do supercontinente será muito árido com altas temperaturas diárias.”

Atualmente a Terra tem sete continentes. Como seria um supercontinentes com todas as culturas, ecossistemas e diferenças daqui a 300 milhões de anos? Tomara que até lá já tenhamos aprendido a conviver em paz.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza