Cápsula do tempo: site mostra como a internet era no passado

A internet foi lançada em 1969 nos Estados Unidos da América (EUA) e em 1988 no Brasil. Após tantos anos, as mudanças nas mais variadas áreas foram extremas, ainda que possam passar despercebidas. Hoje, um site atua como uma cápsula do tempo, mostrando como a internet funcionava há dez anos atrás. 

publicidade
Cápsula do tempo: site mostra como a internet era no passado
Cápsula do tempo: site mostra como a internet era no passado. (Imagem: Reprodução/Ten Years Ago)

O universo digital é bastante suscetível a mudanças, mas graças a tamanha evolução, boa parte dos passos dados virtualmente podem ser relembrados com apenas alguns cliques no Google. Essa cápsula do tempo pode ser acessada por meio do site Ten Years Ago, que leva os internautas a um passeio pelo mundo digital de uma década.

Pelo site é possível acessar páginas de grandes e famosos jornais, como o The New York Times e o BBC News. Também é possível verificar que o que estava em alta em plataformas de vídeo como o YouTube e o Reddit na época desejada. 

publicidade

Funcionalidades da cápsula do tempo

A cápsula do tempo permite que o internauta acesse 14 sites diferentes e veja exatamente quais foram as publicações feitas na época desejada. Vale destacar que o site é atualizado diariamente, visando promover a melhor experiência para o internauta, sempre com conteúdos “frescos” e nostálgicos. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Por exemplo, quando o internauta clica no ícone da CNN, o site se transforma na página principal exatamente da mesma forma como era há dez anos atrás. Esta é apenas uma das várias facetas que podem ser lembradas da internet no passado. 

Em 2012, será possível notar que as principais notícias publicadas nos EUA pautavam temas políticos associados à presidência de Barack Obama. Em contrapartida, no universo dos games, eram publicadas várias atualizações acerca do título e data de lançamento do Call of Duty, que futuramente se tornou o Black Ops 2. 

publicidade

Enquanto isso, na steam, a série The Walking Dead era um dos lançamentos mais aclamados, bem como o primeiro filme dos Vingadores que se destacava no IMDb. Estes arquivos fazem parte de um enorme acervo digital da internet, distribuído pelo Internet Archive, um portal bastante intuitivo. 

Ao acessar a plataforma da cápsula do tempo, logo na página principal serão exibidas opções de endereços da internet que podem ser acessados. Basta um clique para ser redirecionado a um endereço digital há dez anos atrás.

Também é possível notar como grandes empresas do mercado tecnológico como a Amazon e Apple, faziam seus anúncios na época. Ainda se pode relembrar o design primitivo do YouTube e analisar as diferenças promovidas em uma década.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar