Como a Apple, Google e Microsoft querem acabar de vez com as senhas

Se você sofre para lembrar as suas inúmeras senhas de acesso, essa notícia vai te dar esperança. As gigantes da tecnologia, Apple, Microsoft e Google estão se unindo para estudar novas formas de segurança digital e acabar com as senhas, forçando a entrada da era passwordless (sem senha).

publicidade
Gigantes da tecnologia querem acabar com as senhas
Gigantes da tecnologia querem acabar com as senhas (Imagem: Yura Fresh on Unsplash)

No anúncio, as empresas deixaram claro que estão trabalhando para que no próximo ano possam dar suporte para login sem senha em todas as suas plataformas: móveis, desktops e navegadores, incluindo sistemas operacionais Android, iOS, e os navegadores Chrome, Edge e Safari – e é claro, os sistemas operacionais Windows e MacOS.

Assim como projetamos nossos produtos para serem intuitivos e capazes, também os projetamos para serem privados e seguros (…) Trabalhar com a indústria para estabelecer novos métodos de login mais seguros que ofereçam melhor proteção e eliminem as vulnerabilidades das senhas é fundamental para nosso compromisso de criar produtos que ofereçam segurança máxima e uma experiência de usuário transparente – tudo com o objetivo de manter os usuários ‘ informações pessoais seguras”, disse o diretor sênior de marketing de produtos de plataforma da Apple, Kurt Knight.

publicidade

Acabar com as senhas pode aumentar a segurança dos usuários

As empresas afirmam que um método de login sem senha fará com que os consumidores usem seus telefones como o principal mecanismo de autenticação em todas as plataformas, possibilitando que a única ação necessária para entrar nos serviços da Web seja o desbloqueio do aparelho com a ação padrão – inserir um PIN, desenhar um padrão ou usar o desbloqueio de impressão digital -, usando um token criptográfico exclusivo chamado “chave de acesso compartilhado” entre o telefone e o site.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Isso trará simplicidade e segurança para os processos envolvendo logins, que agora serão feitos através de uma “chave” física, o seu telefone.

Chega de lembrar detalhes de login e se comprometer ao reutilizar a mesma senha em diversos serviços (para ficar mais fácil de lembrar). Como bônus, ficará muito mais difícil para hackers conseguirem acesso às suas credenciais.

publicidade

As empresas preveem uma redução drástica no número de ataques hackers, principalmente phishing, onde os criminosos enganam as pessoas para que compartilhem informações confidenciais como senhas e número de cartões de crédito.

Uma experiência multiplataforma

Outro ponto destacado é a facilidade de utilizar os serviços em vários aparelhos diferentes. Isso porque, visto que seu celular será a sua chave, não importa de onde você vai acessar aquele serviço, ele sempre vai ter a mesma segurança.

Com chaves de acesso em seu dispositivo móvel, você pode entrar em um aplicativo ou serviço em praticamente qualquer dispositivo, independentemente da plataforma ou navegador em que o dispositivo está executando”, disse o vice-presidente de segurança, conformidade, identidade e privacidade da Microsoft, Vasu Jakkal, em um comunicado por e-mail. “Por exemplo, os usuários podem fazer login em um navegador Google Chrome que está sendo executado no Microsoft Windows – usando uma chave de acesso em um dispositivo Apple.

A eliminação das senhas é tida como um processo mais seguro até mesmo do que a autenticação por dois fatores.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar