Como formatar o PC Windows (10/8/7): guia definitivo

Está se perguntando como formatar o pc Windows? Seja qual for a versão que você utiliza, 7, 8 ou 10, ou a razão pela qual você quer formatá-lo, seguindo alguns passos simples você conseguirá formatar seu Windows.

publicidade

A formatação de um pc é geralmente a última medida adotada pelos usuários para resolver alguns problemas.

Diversas razões nos levam à restauração de um computador, seja para melhorar o desempenho do pc por causa da lentidão, para se livrar de vírus e invasões, pela famosa Tela Azul (uma pane geral no sistema), entre outros motivos.

De qualquer forma, se você não quer contratar um profissional para realizar o serviço para você, é possível fazê-lo por conta própria. Continue lendo e saiba como formatar o PC Windows (10/8/7)!

publicidade

Como recuperar dados do PC após a formatação?

Mesmo fazendo backup antes da formatação de um pc, é possível perder documentos nesse processo. Mas não se preocupe. Nem tudo está perdido realmente! Com o Tenorshare 4DDiG Data Recovery, você pode recuperar seus documentos de maneira simples, rápida e eficaz.

Vamos conhecer como formatar seu PC sem perder dados importantes.

Funções do 4DDiG Data Recovery

O Software de recuperação da Tenorshare oferece diversas possibilidades para que você possa recuperar seus dados, incluindo uma pós formatação de pc.

Com ele, você poderá restaurar mais de 1000 tipos e formatos de dados (vídeos, áudios, fotos, documentos, e-mails, etc.), em múltiplos dispositivos, seja um disco rígido, HD externo, pen drives e outros.

publicidade

Vantagens do Tenorshare 4DDiG Data Recovery

Além de oferecer eficiência e rapidez, o 4DDiG Data Recovery é um software seguro e simples de usar. O programa ainda oferece a possibilidade de restaurar documentos antigos que foram excluídos há muito tempo.

Recuperou um documento e estava corrompido? O software da Tenorshare também te ajuda a reparar documentos corrompidos e oferece muitas outras funções para que você recupere seus documentos de forma definitiva e com qualidade.

Como restaurar dados com o 4DDiG Data Recovery?

Quer saber como utilizar o programa? É fácil! Siga os passos e recupere seus documentos com praticidade:

  • Baixe o programa e faça a inicialização;
  • Selecione o local onde ocorreu a perda de documentos;
publicidade
  • Inicie uma varredura. O software vai escanear e digitalizar os documentos. Você só precisa aguardar a conclusão.
  • Após a varredura, os documentos (em todos os formatos encontrados) aparecerão e você poderá selecionar os que deseja restaurar.
  • Pronto! O processo será concluído e você terá recuperado seus documentos perdidos com sucesso.

Como formatar Windows 10

Para formatar o Windows 10, você precisa seguir alguns passos simples. Veja a seguir:

  1. Clique no menu “Iniciar”, em seguida, selecione a aba “Configurações” acima da opção “Ligar/Desligar”.
  2. Na seção de “Configurações”, escolha a aba “Atualizações e Sistema”.
  3. Nesta seção, um menu ao lado esquerdo aparecerá. Lá você deve selecionar a opção “Recuperação”.
  4. Já dentro dessa aba, várias opções são oferecidas. Escolha “Restaurar PC” e clique em “Começar agora”.
  5. Em seguida, selecione a opção que deseja de acordo com seus objetivos. São elas: “Manter meus arquivos” ou “Remover tudo”. Se quiser restaurar seus arquivos depois da formatação, selecione a primeira opção. A opção de “Remover tudo” leva mais tempo para concluir, mas exclui completamente os seus arquivos. Escolha uma das duas e clique em “Avançar” para continuar o processo.
  6. Este processo pode demorar um pouco, mas não saia da página e nem desligue o PC até a conclusão da formatação.

Como formatar Windows 8

Agora, se você ainda utiliza o sistema do Windows 8, o processo de formatação é diferente. Lembre-se de fazer um backup completo dos seus documentos antes de restaurar o pc. Confira a seguir como executá-lo:

  1. O primeiro passo para formatar Windows 8 é abrir o menu “Iniciar” e pesquisar por “Remover tudo e restaurar o Windows”.
  2. Você será direcionado para a janela de restauração do pc. Nesta aba, selecione “Introdução” e siga os passos para a formatação.
  3. Pronto. Aguarde o processo ser finalizado e ao iniciar seu computador novamente, ele estará formatado.

Como formatar Windows 7

Se você ainda tem a versão 7 do Windows, saiba que também é possível formatá-lo seguindo alguns passos. Contudo, esse processo exigirá o CD de instalação do Windows 7.

Veja:

  1. Desligue seu computador e desconecte todos os acessórios conectados, exceto o mouse, o monitor e o teclado. Em seguida, ligue novamente.
  2. Aperte a tecla com o símbolo do Windows e digite “Recuperação”.
  3. Selecione a opção de recuperação e depois clique em “Métodos de recuperação avançados”.
  4. Ao aparecer a nova tela, selecione “Reinstalar Windows” e aperte “Sim”.
  5. Uma janela perguntando se você deseja fazer um backup aparecerá. Se você quiser fazê-lo, aperte “Fazer backup agora”.
  6. Após a conclusão do backup, clique em “Reiniciar” e continue seguindo as instruções da tela para completar a formatação.

Conclusão

Viu só como formatar o PC Windows é um processo simples, independente da versão que você utilize?

Independente da versão, a perda de arquivos pode acontecer, mas agora você também já sabe como recuperar seus documentos após o processo de formatação. Com o Tenorshare 4DDiG Data Recovery esse processo se torna ainda mais eficaz. 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar