Confira 5 mitos tecnológicos nos quais talvez você ainda acredite

A tecnologia evolui tão rápido que não dá nem tempo de você entender aquilo que você usa quase todo dia. Nessa correria toda, você acaba ouvindo meias-verdades que com o passar do tempo se tornam quase absolutas, mesmo que você não entenda o motivo. Fique ligado no resto deste artigo que eu vou te mostrar alguns dos mitos tecnológicos mais comentados por aí.

publicidade
mitos tecnológicos
Confira alguns dos mitos sobre tecnologia mais comentados (Imagem: Marvin Meyer on Unsplash)

Produtos Apple são mais seguros? Jogar faz mal à saúde? Confira a resposta para essas e outras perguntas abaixo.

Mitos tecnológicos e a verdade por trás deles

O mundo da tecnologia é recheado de informações sobre esses mitos. De receitas caseiras para consertar aparelhos, até coisas para fazer e para não fazer que vão te deixar mais seguro. Algumas têm um fundo de verdade, mas outras nem tanto.

publicidade

1. Produtos da Apple não pegam vírus / não são “hackeáveis”

Estamos em pleno 2022 e as pessoas ainda acreditam que sistemas expostos como celulares e computadores podem ficar 100% seguros.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Esse é um dos maiores mitos da tecnologia que temos hoje, e o mais engraçado, a Apple investe um absurdo em segurança e mesmo assim nem ela mesma vende seus produtos como “inhackeáveis”.

Vendê-lo como sendo um dos mais seguros do mundo pode ter criado o mito de que o sistema é imune a pessoas e programas maliciosos.

publicidade

2. Jogar videogames traz diversos efeitos negativos

Esse é um mito que só pode ter sido criado pelos pais. Nenhum estudo nunca demonstrou, com total autoridade e certeza, que se divertir com jogos eletrônicos, independente do nível de violência contido nele, vai te tornar uma pessoa mais violenta, por exemplo.

Pelo contrário, algumas pessoas usam os jogos como meio terapêutico e pesquisas já demonstraram que os gamers cultivam um nível mais profundo de concentração do que a maioria dos não-gamers, o que pode ser benéfico em várias atividades fora dos jogos.

3. Abrir uma janela anônima no navegador vai te deixar anônimo

Essa é uma clássica e, para ser bem sincero, é culpa dos desenvolvedores. Qualquer pessoa leiga que ler “nova janela anônima” vai pensar imediatamente que naquela janela ele ficará anônima.

Mas a real é que a única coisa que a opção faz é não registrar, no aparelho, o que você fez no navegador (histórico de navegação, senhas, cookies, etc.). Você continua vulnerável como sempre na internet.

publicidade

4. Mitos tecnológicos de grandeza: quanto mais pixels melhor

Essa vai principalmente para os usuários de smartphones Android, que imaginam que pegar aqueles aparelhos de mil reais com câmeras de mais de 50 MP vai resultar em fotos maravilhosas.

Aí entram em desespero quando percebem que alguns iPhones mais antigos com câmeras de 12 MP tiram fotos melhores.

Existem mais coisas para se considerar ao tirar fotos, as principais sendo o software e sensor de luz, ambos são aspectos em que a Apple sai na frente da concorrência, quase sempre.

5. Pasta de dentes remove riscos de telas

Esse é um daqueles mitos tecnológicos altamente destrutíveis. Não faço ideia de onde ele saiu, mas é preciso tomar muito cuidado.

Por mais que pasta de dentes seja utilizada em várias receitas caseiras de limpeza, ele é basicamente veneno para as telas dos dispositivos eletrônicos (o Flúor da pasta é corrosivo). Fora o risco de ela acabar entrando em algum orifício que não devia, e piorar ainda mais a sua situação.

O que achou desses “causos” tecnológicos? Comenta aí se você acreditava em algum deles!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar