Conheça estes 10 jogos mais realistas quanto aos gráficos; acompanhe a lista do Bit Magazine

Rodrigo Pscheidt

25 de outubro de 2022

Conforme a tecnologia evolui, os jogos de videogame ficam cada vez mais avançados, com gráficos incrivelmente realistas. Seja em detalhes e expressões faciais ou na recriação perfeita de paisagens e cidades reais, os jogos mais realistas enchem os olhos do jogador.

publicidade

Fonte: Kojima Productions/Reprodução

Se você está querendo mergulhar em jogos visualmente estonteantes, veio ao lugar certo. O Bit Responde de hoje reuniu alguns dos jogos mais realistas já feitos.

Tenha em mente que alguns deles envelheceram e talvez não sejam mais tão impressionantes hoje em dia. Mas, na época em que foram lançados, representavam o ápice do poderio gráfico em um game!

1. Red Dead Redemption II (Indicado pelo Editor)

Começando por um jogo de 2018, referência em termos de qualidade entre os jogos mais realistas. E não falamos apenas das belas paisagens de faroeste, da iluminação e dos pelos faciais realistas, que crescem e precisam ser aparados conforme o tempo passa.

publicidade

Aqui temos um jogo minucioso, que recria a natureza real nos mínimos detalhes. Animais se comportam de forma fiel às suas versões fora dos jogos. Neve, chuva, neblina, tudo é verossímil. Até os testículos dos cavalos reagem às mudanças de temperatura!

2. Death Stranding

Death Stranding pode não ser unanimidade em termos de jogabilidade ou narrativa, mas não se pode negar que seu visual é muito impressionante, tanto nas recriações humanas quanto nas belas e melancólicas paisagens.

O fato de ter diversos rostos famosos em seu elenco (como Norman Reedus, Mads Mikkelsen e Lindsay Wagner) só atesta a qualidade gráfica desta jornada solitária pela recriação da sociedade.

3. L.A. Noire (Indicado pelo Editor)

Este estiloso jogo de detetive da Rockstar já mostra sinais da idade, mas foi revolucionário na época de seu lançamento (2011).

O jogo usou um sofisticado sistema de captura de interpretação chamado Motion Scan para tornar as expressões faciais dos personagens extremamente realistas (algo fundamental em um jogo pautado por diálogos e interrogatórios).

4. Beyond: Two Souls

Eis aqui outro dentre os jogos mais realistas que mostra seu potencial gráfico ao recriar digitalmente astros de Hollywood.

Ellen Page (que se assumiu trans e hoje é Elliot Page) e Willem Dafoe encabeçam o elenco deste thriller sobrenatural que é repleto de reviravoltas. A produtora, Quantic Dream, gosta de escalar atores para seus jogos, e repetiu a fórmula no igualmente impressionante Detroit: Become Human.

5. Mortal Kombat

Quando foi lançado, em 1992, Mortal Kombat chocou o mundo ao apresentar violência e brutalidade entre personagens que pareciam pessoas reais. O segredo do jogo está na técnica de filmagem utilizada: a rotoscopia basicamente recriava digitalmente os atores e seus movimentos.

Em uma época onde tudo era cartunesco e colorido, ver pessoas “de verdade” arrancando as cabeças umas das outras foi bem perturbador! A série seguiu essa identidade visual até Ultimate Mortal Kombat 3. Posteriormente, os personagens passaram a ser modelos 3D.

6. Microsoft Flight Simulator

A franquia Flight Simulator da Microsoft sempre foi pautada pelo realismo e pela recriação fiel de suas aeronaves e de todos os processos que envolvem pilotar um avião.

Mas no mais recente jogo da série, lançado em 2020, os produtores foram além. Não bastassem os modelos perfeitos de aviões, o jogo agora utiliza dados reais para emular as cidades e condições climáticas do mundo real!

7. Max Payne

Temos aqui uma pérola do início dos anos 2000 que merece estar na lista dos jogos mais realistas por sua audácia. Apesar das limitações técnicas da época, o diretor do jogo, Sam Lake, escaneou seu próprio rosto para colocar no policial que dá nome ao jogo.

O resultado, embora tosco para os padrões atuais, marcou época: Max sem dúvida tinha expressões faciais muito avançadas (ainda que elas estivessem “coladas” em um modelo 3D tosco).

8. P.T.

P.T. é uma sigla para “Playable Teaser”, e era basicamente uma demo do que os jogadores poderiam esperar de Silent Hills. O jogo todo se passava em uma casa mal assombrada incrivelmente realista. Objetos comuns como telefones e porta-retratos eram tão incríveis que acabavam distraindo o jogador das coisas macabras do game.

Um detalhe curioso é que, apesar de Silent Hills ter sido cancelado, este projeto marcou o início da parceria de Hideo Kojima com Norman Reedus e Guillermo Del Toro. O trio se reuniria alguns anos depois em Death Stranding, título que já marcou presença nesta lista de jogos mais realistas.

9. The Last of Us

A Naughty Dog sempre se destacou por seus jogos realistas e imersivos. E a franquia The Last of Us sem dúvida é o ápice tecnológico do estúdio, em termos de jogos mais realistas.

Os personagens, claro, se destacam: cada ruga do Joel, cada fio grisalho de barba, se destaca. Mas há muito mais do que isso: o mundo pós-apocalíptico do game é extremamente bem construído, com paisagens urbanas destruídas que retratam muito bem uma sociedade em ruínas.

10. Forza Motorsport e Forza Horizon

Fechando a lista com chave de ouro, temos um jogo de corrida onde o que impressiona são as máquinas. Ambas as franquias da série Forza prezam pelo realismo absoluto na recriação de carros reais, com latarias reluzentes que refletem os cenários em tempo real.

Mais do que isso: os jogos também utilizam tecnologia de ponta para recriar lugares e pontos turísticos reais. Há todo um trabalho de escaneamento de terrenos para que até a textura do barro seja fiel à de verdade!

Existem muitos outros títulos que poderiam figurar em uma lista de jogos mais realistas, mas acreditamos que estes ilustram a própria evolução da indústria de games e da tecnologia ao longo do tempo.

Diz aí: qual jogo você acha que ficou faltando em nossa lista?

Com informações: Plarium

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Rodrigo Pscheidt
Escrito por

Rodrigo Pscheidt