Dois aplicativos com o mesmo nome: Google une as ferramentas, mas o que muda para os usuários?

Tendo sido anunciado ainda no mês passado, o Google está continuando com a mudança no nome do seu aplicativo de chamadas, Google Duo, que vai agora virar Meet. exatamente isso, o mesmo nome de outro aplicativo da empresa. Será que a gigante dos anúncios vai mesmo manter dois aplicativos com o mesmo nome?

publicidade
Google Duo vai ser renomeado para Meet e ganha funções de reunião (Imagem: Reprodução / Google)

Segundo o anúncio da empresa, além do nome, o aplicativo vai ganhar os recursos de chamadas de vídeo, individuais e em grupo, e reuniões, opções previamente encontradas no aplicativo Google Meet.

A empresa passou então a avisar aos usuários do Duo sobre a mudança através do próprio aplicativo. Aqueles que acessam o serviço de chamadas no celular são recebidos com a seguinte mensagem:

publicidade
Google Duo vai virar Meet
Imagem: Reprodução / Google Duo

Google Duo e Meet: é uma fusão ou teremos dois aplicativos com o mesmo nome?

Embora a novidade indique que a empresa está pensando em unificar os aplicativos, mesclando as funcionalidades sob um único nome, o Google afirma que o Meet atual, vai continuar existindo. Mas o aplicativo deve ter seu nome alterado para “Google Meet  (original)”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A decisão, entretanto, parece meio confusa, já que boa parte das funções do Meet já foram portadas para o Duo, que agora se chamará Meet, enquanto o Meet vai continuar existindo, mas vai ser renomeado para Google Meet.

publicidade

Nomes à parte, o 9to5Google reportou que o Meet também receberá algumas das funções do Duo e o processo vai ser contínuo, até que os usuários possam usar as mesmas funções em ambos os aplicativos, resultando na unificação deles.

Em tal momento-chave, o Google deve parar o desenvolvimento do Meet, ou do Duo (tanto faz), focando em apenas um.

Saiba mais sobre o que está acontecendo com o Duo agora

Deixando o futuro um pouco de lado, com as mudanças que estão acontecendo no Duo agora, o aplicativo já pode ser considerado um centro de comunicação completo. Com ele é possível:

  • Fazer videochamadas para quem você quiser, incluindo chamadas em grupo, usando o e-mail ou o número telefônico;
  • Enviar mensagens;
  • Usar filtros e efeitos;
  • Usar o Google Assistente para fazer chamadas;
  • Agendar, criar e participar de reuniões usando funcionalidades já existentes no Meet como legendas automáticas e chat durante a chamada.
publicidade

Vários desses recursos ainda usam a criptografia de ponta a ponta existente no Duo clássico, mas a empresa avisa que os “recursos disponíveis e os métodos de criptografia não são os mesmos para videochamadas e reuniões“.

Um ponto importante: é necessário logar em uma conta do Google para desfrutar os novos recursos no Duo. A empresa alertou em sua página de suporte que “contas configuradas apenas com um número de telefone não podem usar as reuniões”.

E aí, gostou das novidades no Duo? Deixe um comentário dizendo o que você acha dessa possível fusão dos aplicativos!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar