Dona do TikTok vai se tornar a grande rival do Spotify; entenda como isso te afeta
A ByteDance está planejando expandir seu serviço de streaming musical e virar a grande rival do Spotify. Será que vai?
A ByteDance Ltd., dona do TikTok, está realizando movimentos ousados no em relação ao mercado musical. Segundo análises internacionais, a empresa está trabalhando para expandir seu serviço de streaming de música ao ponto de virar uma rival de empresas como o Spotify.
ByteDance planeja expandir seu serviço de streaming de música
As informações foram publicadas ontem, dia 12 de outubro (quarta-feira). E enquanto o The Wall Street Journal não revelou as fontes, ele afirmou que ainda tem um longo caminho até que as negociações sejam concluídas.
O objetivo é que o Resso, o serviço em questão — disponível apenas no Brasil, Índia e Indonésia —, seja integrado diretamente ao TikTok, se tornando uma das plataformas de streaming de música com o maior alcance, distribuindo o serviço por todo o mundo.
Segundo as fontes, os Estados Unidos não farão parte desse primeiro momento da expansão, provavelmente devido aos diversos problemas que a ByteDance vem enfrentando no país.
Mesmo assim, a empresa deixou claro que seu objetivo é levar o serviço para o mundo inteiro, então conquistar as terras norte-americanas deve estar incluso nos seus planos.
Negociações são mais difíceis do que parecem
Entre as várias negociações da empresa, uma delas é com uma marca musical de peso no mercado, com crescimento considerável nos últimos anos.
Segundo o The Wall Street Journal, as empresas ainda não fecharam esse negócio devido à dificuldade para avaliar corretamente o valor do TikTok como uma plataforma para promover músicas, artistas e gravadoras.
É importante mencionar que desde a sua ascensão, principalmente durante a pandemia, a rede social foi responsável por levar reconhecimento a diversos artistas e músicas que estouraram na internet após viralizar no TikTok. Quem aí não se lembra do hit “Roxane”?
Será que dá mesmo para virar rival do Spotify?
O Spotify é o líder de mercado no segmento. O serviço não só se tornou o rei dos streamings musicais como ainda expandiu para o mercado dos podcasts e hoje já tem planos de vender audiobooks.
Mas não é só o Spotify, a ByteDance vai ter que brigar com diversas empresas já estabelecidas, como a Apple, o Google e até a Amazon, todas com serviços interessantes — Apple Music, YouTube Music e Amazon Music, respectivamente.
Enquanto isso, o Resso se mostra pouco rentável em todos os mercados onde atua, justamente devido à concorrência. Isso tem se tornado um causador de dúvidas que tem atrapalhado ainda mais as negociações.
Para enfrentar a concorrência, a empresa está apostando na popularidade já existente do TikTok. Manter a base de usuários da rede social próxima do serviço de música pode ser um atrativo interessante e, se usado corretamente, pode até derrubar a maior barreira desse tipo de negócio, consolidar um público para usar o serviço.
Fonte: The Wall Street Journal
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.