História tech: acervo salva a evolução do vídeo game

Um dos maiores desafios do universo do vídeo game é preservar suas origens e trajetória que iniciaram por volta da década de 1970 em que a tecnologia não era tão moderna quanto atualmente.

publicidade
Embracer Games Archive será o maior acervo de games do mundo (Imagem Pixibay)
(Imagem Pixibay)

Um passado glorioso do vídeo game

Para conservar grande feitos dos jogos, o Video Game History Foundation, por meio da empresa Embracer Group, está desenvolvendo uma espécie de conglomerado na Suécia, com a missão de reunir materiais do mundo dos games.

O chamado Embracer Games Archive, é um espaço na cidade de Karlstad que terá um imenso acervo que pretende agrupar pelo menos uma unidade de cada jogo já criado, entre outros acessórios já produzidos deste universo, se tornando o maior arquivo mundo.

publicidade

O CEO da Companhia, David Boström, será o responsável pelo projeto que ainda está na fase inicial, mas que já reuniu mais de 50 mil itens que integrarão o “museu dos games”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Imagine um espaço onde todos os videogames físicos, consoles e acessórios estão reunidos no mesmo lugar. Pense sobre o quanto isso pode significar para a cultura dos games e permitir a pesquisa de jogos […] No Embracer Games Archive, acreditamos que os games carregam uma herança que vale a pena ser celebrada e protegê-la para o futuro”, explicou o CEO.

Objetivo é que o acervo seja para visitas locais e tours virtuais

Ainda sem previsão de inauguração, o acervo de jogos deve ser aberto ao público e também para visitas online. A equipe responsável pelo projeto também irá divulgar formas de empresas, colaboradores, a imprensa e até pesquisadores que poderão fazer parte do projeto.

publicidade

E a Embracer Group tem se tornado cada vez mais conhecida neste segmento, recentemente a empresa comprou os estúdios da Square Enix e o acervo de jogos promete ser uma ideia inovadora que permitirá também a compra de itens.

O fundador da companhia foi Lars Wingefors, em 2011 criou a Nordic Games Licensing, investindo na compra da JoWooD Entertainment.

A equipe disponibilizou um e-mail para as pessoas com interesse em vender algum material relacionado a jogos. O contato é: thomas.sunhede@embracer.com.

 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar