Este dispositivo inovador pode acabar com escassez de água no mundo

Um dispositivo inovador transforma a água do mar em água potável, pronta para beber. Essa conquista se tornou possível através da máquina portátil de dessalinização, do tamanho de uma mala. 

publicidade
Dispositivo inovador torna água do mar própria para beber
Dispositivo inovador torna água do mar própria para beber. (Imagem: Reprodução/MIT)

O dispositivo inovador que possibilita a dessalinização da água salgada foi criado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT). O resultado foi além do desejado, a água potável criada através da máquina excedeu os padrões de qualidade definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com os desenvolvedores, a eliminação da necessidade de substituição de filtros reduz significativamente os valores gastos com manutenção a longo prazo.

publicidade

Assim, é possível favorecer a implantação da unidade em áreas longínquas e com recursos limitados, tais como em pequenas ilhas ou a bordo de navios marítimos de carga.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estrutura do dispositivo inovador

O dispositivo inovador criado pelos pesquisadores do MIT pesa menos de dez quilos, e é o primeiro em todo o mundo. A máquina é pequena, de fácil transporte e manuseio, tendo em vista que não precisa de filtros, requerendo o mínimo de manutenção.

Na prática, a retirada das partículas de sal da água ocorre por meio do uso da energia elétrica para acionar a polarização de concentração de íons. Vale mencionar que a máquina também pode ser alimentada por um pequeno painel solar portátil.

publicidade

Como o dispositivo inovador torna a água do mar potável?

O processo ICP não filtra a água como se imagina, ele atua na geração de um campo elétrico nas membranas do aparelho em torno do tanque em que a água é depositada. Com a ajuda da energia, as membranas repelem as partículas carregadas positiva ou negativamente, como moléculas de sal, bactérias e vírus, à medida que se encontram no dispositivo.

As partículas com substância são enviadas para uma segunda corrente de água dentro da máquina, a qual é descartada logo em seguida. Para ativar a energia é essencial que a máquina seja equipada somente com uma bomba de baixa pressão, possibilitando o tamanho portátil do dispositivo. 

Além do mais, os pesquisadores projetaram o dispositivo de modo que pessoas que não tenham o conhecimento integral sobre o processo ICP, usem a máquina somente com um comando. Este comando consiste no clique de um botão que inicia a dessalinização. Desta forma, a água atinge o nível de salinidade esperado, o usuário é notificado de que a água é potável. 

A máquina também pode ser controlada através de um aplicativo para smartphones, nos quais os níveis de salinidade e o consumo de energia são atualizados em tempo real. O dispositivo inovador de dessalinização levou dez anos para ser desenvolvido, e agora, será vendido a cerca de US$ 50, o equivalente a R$ 254.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar