Google agora permite pesquisar coisas que você não pode descrever

É bastante comum se atrapalhar durante uma tentativa de busca sobre algo específico no Google. Com a popularização das palavras chaves e estratégias de SEO (para quem já está familiarizado), aprendeu-se que quanto menor for a sentença de busca, melhor será o resultado.

publicidade
Google agora permite pesquisar coisas que você não pode descrever
Google agora permite pesquisar coisas que você não pode descrever. (Imagem: Pixabay)

Contudo, não é sempre que o Google apresenta os melhores resultados para uma busca, especialmente se a pergunta for complexa ou confusa. Afinal, o sistema não lê mentes, não é mesmo? Mas calma, para tudo existe uma solução. É o que disse a gerente de produto de Pesquisa do Google, Belinda Zeng.

Exemplo de busca no Google

Mas antes vamos a um exemplo. Suponha que você está em busca do famoso “pretinho básico” mas não sabe como descrever o modelo desejado, tendo em vista que as nomenclaturas do mundo da moda são extensas.

publicidade

Neste caso, a saída é selecionar a foto de referência do modelo desejado e colá-la ou tirar uma foto diretamente da câmera do Google, e então escrever uma única palavra no campo de busca. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lançamentos recentes do Google

Atualmente, o Google se empenha no lançamento de uma versão beta do recurso Google Lens Multisearch exclusivamente nos Estados Unidos da América (EUA). A ferramenta está disponível tanto para o sistema Android quanto iOS. Ainda não há menções sobre “se” e “quando” o recurso será disponibilizado no Brasil.

Mesmo assim, é importante explicar que o modelo inicial da ferramenta foi configurado para verificar apenas buscas relacionadas a compras. De acordo com Belinda Zeng, este foi o pedido mais aclamado pelos usuários do Google, embora ela e o diretor de buscas da empresa, Lou Wang, acreditem que a capacidade da ferramenta possa ir muito além.

publicidade

“Você pode imaginar que tem algo quebrado na sua frente, não tem palavras para descrevê-lo, mas você quer consertar… você pode simplesmente digitar ‘como consertar”, explicou Wang.

Propósitos e funcionalidades da nova ferramenta do Google

Wang ressaltou que a tendência é que a pesquisa múltipla seja expandida para vídeos e imagens no geral, incluindo os modelos de resposta tradicionalmente encontrados em uma pesquisa de texto usual do Google

Ao que parece, a intenção é equiparar as buscas e resultados, e deixar de lado o foco em parcerias com lojas específicas ou limitar os resultados a vídeos do YouTube. Assim, a plataforma poderá exibir uma ampla gama de resultados ao usuário.

Porém, se tratando de uma máquina, um sistema, assim como já ocorre com a busca feita com a ajuda da assistente de voz, a pesquisa múltipla também tem suas limitações. A tendência é que o sistema preste mais atenção à imagem do que à palavra chave anexada em conjunto. 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar