Google Chrome traz novos recursos onde você vai economizar mais e com agilidade

Moyses Batista

13 de dezembro de 2022

O Google Chrome desde seus primórdios construiu a sua fama em cima da velocidade, e anos após anos reafirma isso. Agora a gigante da tecnologia vai além, pois eficiência é muito mais do que apenas carregar uma página rapidamente.

publicidade
Google Chrome traz novos recursos

Google Chrome traz novos recursos – Imagem: Reprodução/Freepik

Google Chrome: velocidade, economia e desempenho

Embora este artigo seja escrito a partir do Brave – um ótimo concorrente – nada se compara ao legado do Google Chrome. O Explorer da Microsoft teve que ser sacrificado para voltar ao mercado – como Edge. Já o Mozilla Firefox e Opera, que um dia disputaram “de igual”, agora se contentam com o lugar na sombra do maior navegador do mundo.

Hoje algumas empresas emergentes acreditam que um dia poderão ter um produto tão útil e estimado quanto o Chrome. O advento da Web 3.0, por exemplo, prevê uma nova corrida de navegadores – os desenvolvidos para interação naturalmente em blockchain.

Mas voltando para a Web2, a Google detalhou uma novidade para o seu navegador na última semana. Em seu blog oficial, a empresa destacou: “Hoje, estamos anunciando que o Chrome agora será otimizado para a bateria e a memória do sistema de seu dispositivo”.

publicidade

O que vem por aí, Google?

A empresa revelou que nas próximas semanas ocorrerá o lançamento global de dois modos de configuração para o Chrome. Assim, em breve receberemos o Memory Saver e Energy Saver, ambos disponíveis para Windows, macOS e ChromeOS.

A novidade chega com a versão mais recente do Google Chrome, e visa aumentar o desempenho do navegador. Com isso, ele passaria a usar até 40% e 10 GB a menos de memória com o fim de manter todo o processamento sem problemas. Com isso, a configuração também consegue prolongar a duração da bateria.

O Memory Saver e Energy Saver

Quem joga ou trabalha com programas de edição sabe bem a diferença que faz ter uma, três ou cinco guias abertas com outro software. Nem sempre a combinação é boa, principalmente se a configuração do aparelho é mediana. Por isso, o recurso Memory Saver pode ser um verdadeiro reforço para estes usuários, entenda:

“[…] O modo Memory Saver libera a memória das guias que você não está usando no momento […]. Isso é especialmente útil se você estiver executando outros aplicativos intensivos, como editar vídeos de família ou jogar. Quaisquer guias inativas serão recarregadas quando você precisar.”

Memory Saver

Memory Saver – Imagem: Reprodução/Google

Para os usuários de notebook, principalmente os que estão em constante deslocamento, a bateria é vital! Desse modo, o Google Chrome também vem com um modo que visa ajudar estas pessoas que precisam de cada gotinha de energia na sua máquina.

O Energy Saver está chegando com a intenção de te salvar nos momentos finais de “vida” da sua bateria. Então, quando o notebook atinge a margem de 20% de sua capacidade, o novo modo do Chrome entra em ação – se você habilitá-lo, é claro.

“Quando você navega na Web com o Chrome e o nível da bateria do dispositivo atinge 20%, o Chrome economiza bateria limitando a atividade de fundo e os efeitos visuais para sites com animações e vídeos.”

Energy Saver

Energy Saver – Imagem: Reprodução/Google

Por fim, vale destacar que os recursos devem chegar com a próxima atualização. Entretanto, após o lançamento você terá a opção de deixar habilitado ou não, e até fazer uma lista personalizada de sites que podem usar o recurso.

Com informações: Blog Google

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista