Google tem solução inédita para resultados que enganam você

O Google se empenha cada vez mais em aprimorar os recursos para os usuários. Neste sentido, tem trabalhado na expansão de todos os tipos de informações pessoais possíveis, com o objetivo de remover todo e qualquer resultado de pesquisa enganoso. 

publicidade
Google tem solução inédita para resultados que enganam você
Google tem solução inédita para resultados que enganam você. (Imagem: Pixabay)

A empresa explicou que este apanhado reúne os mais variados itens, como endereço de pessoa física, número de telefone e senhas. A princípio, o recurso do Google abrangia apenas informações capazes de viabilizar o roubo de identidade e dinheiro.

Mas, a partir de agora, o usuário pode solicitar ao Google que as URLs que redirecionam para informações prejudiciais sejam cessadas. Em seu blog oficial, a empresa apresenta algumas novas alternativas que refletem a evolução constante da internet. 

publicidade

Lista de informações removidas

O Google listou cada um dos tipos de informações que podem ser removidas pelo Google em breve. Confira:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

  • Números de identificação (ID) confidenciais do governo, como Número de Seguro Social dos EUA, Número de Identificação Fiscal Único da Argentina, etc;
  • Números de contas bancárias;
  • Números de cartão de crédito;
  • Imagens de assinaturas manuscritas;
  • Imagens de documentos de identificação;
  • Registros altamente pessoais, restritos e oficiais, como registros médicos (usados ​​para ler “Registros médicos pessoais confidenciais”);
  • Informações de contato pessoal (endereços físicos, números de telefone e endereços de e-mail);
  • Credenciais de login confidenciais.

A página de suporte do Google também anunciou a remoção de itens como imagens pessoais explícitas ou íntimas sem o consenso do personagem, além de deepfakes pornográficos ou photoshops com a imagem de determinada pessoa e links para sites com práticas de remoção exploratórias. 

publicidade

Como funciona as solicitações ao Google 

O usuário que fizer uma solicitação ao Google está condicionada ao fornecimento de uma extensa lista de URLs com links para dados pessoais, da mesma forma com as páginas de pesquisa exibem esses links. Após enviar a solicitação, é preciso aguardar a avaliação do Google. 

De acordo com o FAQ da empresa, o propósito é preservar o acesso à informação caso o conteúdo seja classificado como interesse público. É o caso de conteúdo “notável”, “profissionalmente relevante” ou outro proveniente de governos.

Se o Google decidir que os links realmente devem ser removidos, eles não serão mais exibidos em nenhuma consulta de pesquisa geral ou com o nome do envolvido.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar