GPUs Arc: Intel apresenta informações surpreendentes com os detalhes das suas novas placas de vídeo

Hugo Cruz

11 de setembro de 2022

Na última quinta-feira, dia 8 de setembro, a Intel liberou um vídeo em formato Q&A (perguntas e respostas) onde trouxe detalhes exclusivos sobre as GPUs Arc, sua nova linha de placas de vídeo.

publicidade
GPUs Arch: Intel libera os detalhes das suas novas placas de vídeo

GPUs Arch: Intel libera os detalhes das suas novas placas de vídeo – Imagem: Reprodução / Intel

Intel divulga detalhes das suas novas placas de vídeo

O vídeo, compartilhado na conta do YouTube da Intel Graphics, conta com a presença de Tom Petersen e Ryan Shrout, executivos da empresa responsáveis pela divulgação dos produtos.

A sessão de perguntas e respostas teve como objetivo esclarecer os inúmeros rumores a respeito das Arcs, mas também tirou dúvidas importantes sobre as características das GPUs para desktop, incluindo a escolha do nome e até como é feito o cálculo das frequências.

Informações sobre as GPUs Arc

Para dar os nomes das placas de vídeo, a Intel seguiu um modelo parecido com o que utiliza em seus processadores, dividindo elas em categorias. Sendo elas: Arc A3, modelo de entrada; Arc A5, intermediário; e Arc A7 com os produtos top de linha.

publicidade

Até o momento as únicas placas disponíveis são a A380, A580, At50 e A770. Para decidir cada nome es específico, a empresa decidiu juntar o “A” de Alchemist (geração atual das placas) seguido de um número representando a categoria (3,5 ou 7).

Imagem: Reprodução / Intel

Além dos nomes, a dupla apresentou uma tabela com as especificações completas de cada uma delas. E como explicado no vídeo, quanto maior o número de Xe Cores (motor de computação) maior o desempenho gráfico da GPU (placa de vídeo).

Cada um desses núcleos Xe contam com 16 unidades de execução (EUs), ou seja, a placa mais básica da linha, a A380, que tem apenas 8 núcleos Xe, possui somente 128 EUs.

Memória e frequência

Um detalhe importante é que mesmo a placa de entrada da linha conta com 6 GB de memória DDR6. Todas as outras vem com 8 GB, mas a A770 também tem uma versão com 16 GB.

Além disso, a empresa informou que as frequências informadas na tabela são a média calculada durante os benchmarks, e não são um número fixo. Dessa maneira, ao usar as placas de vídeo em sua potência máxima será possível registrar frequências maiores e menores.

A empresa não divulgou nenhum teste em jogos para comprovar o desempenho das GPUs e ainda não se sabe quando as outras placas de vídeo da linha ficarão disponíveis, mas a Arc A380 já está no mercado e pode ser encontrada por preços pouco acima dos R$ 1 Mil.

Você pode acompanhar o vídeo completo do Q&A aqui:

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.