Conheça estas 5 funções que o Instagram copiou de outras plataformas

Mariana Souza

10 de agosto de 2022

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, mas essa popularidade se deve, também, pelas inspirações (ou seriam cópias?) vindas de outras plataformas. Saiba mais!

publicidade

Instagram. (Imagem: Pexels)

Copia, mas não faz igual

É, o Mark Zuckerberg não perde tempo quando o assunto é novidade – mesmo que isso não agrade muito aos usuários, a plataforma continua a inovar.

As últimas atualizações geraram questionamentos e ações de influencers importantes – Kim Kardashian foi uma dessas – mas mesmo assim, algumas coisas se mantiveram firmes.

Confira algumas ferramentas que o Instagram se inspirou de outras plataformas:

publicidade

1. Stories

Como falar no Instagram e não pensar nos Stories? Esta ferramenta foi uma das primeiras a serem “inspiradas” por outra rede social: o “Snapchat Histórias” e tinha o mesmo recurso de permitir uma publicação de imagem apenas por 24h.

E mais, até os comandos dos Stories se tornaram os mesmos da ferramenta do Snapchat: lado direito avança o story e esquerdo volta.

A mudança ficou pelo tempo de permanência do Stories, que fica 15 segundos no Instagram e 10 segundos no Snapchat.

Também há outros pontos em comum, como a edição de imagens, filtros, músicas, link, texto, gifs e outros.

Entretanto, o Instagram alterou e adicionou outras ferramentas de interação como quiz, caixinha de perguntas e enquete.

2. Filtros para stories

Também para Stories, os filtros de realidade também foram “copiados” do Snapchat. Filtros de realidade aumentada e interativos foram totalmente “usurpados” para o Instagram.

Desde 2015, o Snapchat tinha a ferramenta “Lenses” (lembra do filtro do cachorrinho? Então!). Já o Instagram lançou a ferramenta de reconhecimento facial em 2017.

No começo, a qualidade dos filtros não era tão boa quanto a do Snapchat, porém, tempos depois o Instagram anunciou a “Biblioteca de Filtros”, que começou a permitir a criação de filtros por criadores de conteúdo.

Porém, vou relembrar: essa opção também já tinha no Snapchat.

3. Reels do Instagram

A nova aposta de Zuckerberg, o Reels, tem sim uma inspiração clara no formato de conteúdo que o TikTok faz.

Logo que foi lançado em 2020, as comparações começaram, já que ambas têm o foco nos vídeos.

A rede social começou insistindo nas “inspirações” do TikTok: vídeos de 30 segundos que podem ser editados com imagens, textos, efeitos e músicas.

O Reels foi se desenvolvendo e pode ter até 15 minutos – o TikTok aceita vídeos de até 10 minutos.

Entretanto, a plataforma chinesa foi a rede social mais baixada em 2021, e possui outras características que o Instagram ainda não possui.

4. Fotos e vídeos de apenas uma visualização

Um dos sucessos do Snapchat foi os envios feitos que poderiam ser abertos apenas uma vez e depois se auto destruíam, mensagens, vídeos e fotos podiam ser enviados desta maneira e era impossível rever o conteúdo.

E em 2017, lá foi de novo o Instagram se “inspirar” na ferramenta do Snapchat e adicionar algo muito parecido que poderia ser enviado por direct.

5. Tela cheia no Feed do Instagram

Uma das últimas ações feitas pela plataforma – que não teve um efeito muito positivo – a plataforma quis fazer testes para adicionar o feed em tela cheia, assim como funciona o TikTok.

Por querer priorizar os conteúdos feitos para o Reels, o Instagram anunciou essas mudanças, que não tiveram bom recebimento do público.

Fizeram até abaixo assinado que dizia “Faça o Instagram, Instagram de novo”, querendo o retorno como plataforma de fotos, simplesmente.

Após a repercussão, a plataforma retrocedeu, mas disse que as alterações podem voltar a ocorrer.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza