Já estão prometendo um 5G mais rápido! O Ultra Wideband será uma revolução para você

Antes da chegada da tecnologia 5G o internauta era submetido à volatilidade extrema durante a conexão à internet. A instabilidade aumentava à medida que o usuário se distanciava da torre do provedor daquele aparelho. Mas, esta não deve ser uma situação com a qual se preocupar com o 5G Ultra Wideband

publicidade
5G Ultra Wideband promete revolucionar a comunicação
5G Ultra Wideband promete revolucionar a comunicação. (Imagem: Pixabay)

Entretanto, o 5G Ultra Wideband ainda parece uma realidade distante para nós, considerando que o 5G comum ainda está em fase de adaptação no Brasil, as operadoras enxergaram uma deficiência e transformaram em estratégia de marketing. Essa nova tecnologia é algo que está em questão, atualmente, apenas nos EUA.

Quem sabe no futuro? Não temos 5G direito em nosso país, apenas muita “conversinha” política com pouca ação e continuamos segurando as pontas com o bom (nem tanto) e velho 4G.

publicidade

Segundo o Digitaltrends, o termo foi combinado a inúmeras nomenclaturas superficiais na tentativa de convencer o cliente de que aquela era a melhor versão. A realidade é que essa oferta não existe.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Uma única operadora obteve êxito nesta investida, a Verizon (EUA), que utilizava um espectro de ondas milimétricas (mmWave) de frequência extremamente alta e alcance reduzido. Esta rede foi implantada em grandes centros urbanos, nos quais não havia alcance real para o 5G

O cenário teve uma mudança drástica há dois anos, quando o CEO da Verizon, Hans Vestberg, foi convidado pela Apple a comparecer no evento de lançamento do iPhone 12. Aquele seria o primeiro smartphone compatível com a tecnologia da rede de conexão 5G. Logo, Verizon aproveitou a oportunidade para anunciar o futuro 5G Ultra Wideband

publicidade

Mas antes de chegar a tal denominação, a conexão foi intitulada de Nationwide, perante o espectro sub-6GHz de banda larga, o que significava uma magnitude mais lenta do que a rede mmWave extremamente rápida da Verizon. Neste sentido, visando distinguir ambas as classes de serviços, o modelo que se mostrou mais ágil se tornou o 5G Ultra Wideband.

Mas afinal, qual é o significado do 5G Ultra Wideband?

Embora pareça uma terminologia confusa, o 5G Ultra Wideband representa a conexão mais ágil da operadora, uma que realmente cumpre a promessa e não é apenas uma denominação. Os clientes com acesso a essa rede poderão visualizá-la pelos símbolos: “UW” ou “UWB”

No início, o símbolo remetia diretamente à rede mmWave da Verizon. Na época, conseguir visualizar o “5G UW” era como garimpar ouro. Isso porque, mesmo nas cidades onde a cobertura 5G Ultra Wideband estava disponível, o alcance era extremamente curto nos limites de um município. 

Em tese, mesmo que você tivesse dificuldade em encontrar uma cobertura 5G UW, era extremamente fácil sair dela sem ao menos perceber. Isso acontecia porque um único transceptor mmWave não tem potência para cobrir mais do que dois quarteirões.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar