Lado escuro da Lua é revelado com fotos da estação espacial internacional

Parte oculta da Lua é registrada com fotos por astronauta da agência espacial europeia (ESA) durante o eclipse lunar. As imagens são surpreendentes e trazem uma noiva perspectiva de como a face “não visível” do satélite natural é — além das músicas do Pink Floyd.

publicidade
(Imagem: Samantha Cristoforetti/Reprodução)

Oportunidade rara de registro do lado escuro da Lua é feita durante eclipse lunar

A autora das imagens foi a astronauta Samantha Cristoforetti sendo reveladas no perfil pessoal do Twitter da tripulante da estação espacial internacional (ISS).

A ocasião era bem especial, a Lua estava passando por seu estágio de eclipse na última segunda (15), chamado popularmente de “Blood Moon” (Lua de sangue), pois ela se torna avermelhada aos olhos dos observadores na Terra.

publicidade

O objetivo da astronauta foi permitir que o fenômeno fosse observado do espaço, com características específicas que somente poderiam ser vistas através de um ponto no espaço, no caso, a órbita terrestre.

A imagem mais surpreendente é a que pega todos os alvos de destaque em simultâneo, a Terra, a Lua que estava no momento do eclipse e partes da estação espacial internacional (ISS) de onde as fotos foram realizadas.

No tweet a astronauta fez até uma observação bem-humorada sobre o comportamento do satélite natural da Terra durante o eclipse:

“Uma Lua parcialmente eclipsada brincando de esconde-esconde com nosso painel solar.”

publicidade

Mesmo com as fotos sendo registros estáticos, todos os envolvidos na imagem estavam realizando seus movimentos padronizados e costumeiros no espaço.

Fotos da Lua emocionam os seguidores

Desde que entrou no ar, as imagens ganharam milhares de curtidas e centenas de comentários e retweets. A maioria dos reposts continham poucos argumentos, geralmente, explicando o que eram as fotos, mas alguns em específico traziam mensagens interessantes:

“Vi a estação ontem à noite enquanto assistia ao eclipse! Acenou para todos vocês e se perguntou como a vista era grande lá de cima. Obrigado por compartilhar essas fotos!”, afirmou um entusiasta que provavelmente acompanhava o eclipse com algum instrumento de observação.

“Estas são algumas das fotos mais legais da lua que eu já vi. Parece que eles estão fora de um filme”, comentou um segundo sobre a organização dos elementos de imagem pareciam ser todos pensados e roteirizados.

publicidade

“Estávamos nublados em San Diego ontem à noite, então vou compartilhar essa linda imagem da ISS. Obrigado”, diz um usuário da plataforma que buscava observar o fenômeno da Lua de sangue, mas aparentemente a visibilidade não estava favorável as observações em sua região.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar